O projeto Ciranda Sertaneja acontece no Sertão de Pernambuco, a cerca de 400 km do Recife, num município com pouco mais de 20 mil habitantes. Inajá, cidade de nome indígena, tem um dos menores índices de desenvolvimento humano do país. Os moradores convivem com a seca, a falta de recursos e, principalmente, o descaso do poder público. O Ciranda Sertaneja é um projeto surgiu para ajudar a mudar essa realidade. Uma equipe de voluntários que juntou as mãos para levar educação e saúde para a zona rural desse município. Nosso projeto já tem quatro anos e contempla cerca de 350 crianças e jovens, além de professores e pais, incentivando a leitura através de atividades lúdicas, contação de histórias, doações de livros, material escolar, reforma de escolas, oficinas e capacitação além de atendimento médico e odontológico. Somos todos voluntários, numa ciranda de solidariedade.
Para o segundo semestre de 2019 estamos planejando três missões:
Setembro - 2019: acompanharemos dois professores da zona rural em um congresso internacional de educação. Esses professores serão replicadores de conhecimento. Eles serão preparados para repassar o que foi aprendido durante o congresso em um seminário no município.
Outubro - 2019: faremos um grande mutirão de saúde. Levaremos cerca de 15 médicos e 4 dentistas para realizarem atendimento. Também faremos oficinas para os pais sobre educação em saúde, além de um trabalho de recreação e atividades diversas com as crianças.
Novembro - 2019: na última missão do ano, realizaremos o seminário com os professores que participaram do congresso. Voltaremos, também com uma equipe médica e de recreadores para as crianças.
Todo o recurso arrecadado vai apoiar as atividades do Ciranda Sertaneja, o apoio logístico e a compra dos materiais necessários para a atuação da nossa equipe.
Nosso trabalho não visa lucro. Saúde e Educação são direitos humanos e universais. Nossa ciranda é uma dança de solidariedade para levar dignidade e esperança aos nossos pequenos grandes sertanejos.