As mulheres no Brasil enfrentam desafios alarmantes, como disparidade salarial, violência de gênero, acesso precário a serviços de saúde e educação e a sobrecarga de trabalho doméstico.
A situação se agrava para mulheres negras, indígenas, trans e periféricas, que ainda sofrem com a discriminação e o desamparo social, perpetuando ciclos de pobreza e exclusão.
Idealizado pelo Instituto Vakinha, o projeto Mulheres Transformam nasceu para impactar a vida de mulheres vulneráveis para que, através da capacitação e do empreendedorismo, tenham mais autonomia, liberdade e dignidade, e assim impactem suas comunidades.
Alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, acreditamos que através de iniciativas conjuntas, com apoio de parceiros e doadores recorrentes, teremos todos um futuro mais igualitário e sustentável, construído a várias mãos.
Nossa capacitação utiliza a metodologia By Necessity® da agência Besouro, voltada para a abertura de pequenos negócios de zero ou baixo custo, através de princípios básicos da administração.
Dividida em 10 etapas, com linguagem e ferramentas que permitem o acompanhamento por qualquer grau de instrução, ela abrange desde a concepção até aspectos práticos dos negócios.
Em 2025, nosso objetivo é capacitar 500 mulheres das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, em comunidades com alto índice de vulnerabilidade. Buscamos assim fazer a diferença em um ecossistema de até 5 mil pessoas, oferecendo às mulheres:
E para realizarmos este projeto ambicioso em 2025, precisaremos de R$ 1.500.000,00 de recursos próprios, de nossa rede de parceiros e/ou doadores individuais.
Toda contribuição é bem-vinda! E você também pode fazer parte desse movimento não apenas doando, mas compartilhando nossa campanha. Pois somente unindo nossas forças construiremos um futuro melhor.
Instituto Vakinha