"VOCÊ É RICO? TEM UMA HERANÇA PARA DEIXAR? TEM PARA QUEM DEIXAR?
POIS SE NÃO TEM, DEIXE PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUDO!
COMO? DOANDO À UM PROGRAMA QUE AJUDA CRIANÇAS DE TODO MUNDO.
O PROJETO ALEGRIA
Conheça este programa e saiba como pode ajudar para que o programa não acabe!
www.portalprojetoalegria.org – https://portalprojetoalegria.org/livros_digitais - https://attodos.org/
> RESUMINDO O QUE É O PROJETO ALEGRIA
Um Programa que, há trinta e cinco anos, repõe a música nas escolas do Brasil como auxilio psicoterápico e psicopedagógico aos alunos, crianças e jovens.
O programa foi criado para atender duas exigências, – o reclamo dos professores que, há meio século, pedem a volta da música às escolas e a necessidade deste auxílio às crianças, visivelmente necessitadas, dados os maus exemplos da sociedade adulta e a confusão do mundo.
O programa, embora feito para o Brasil, já beneficia crianças de muitos países por meio dos seus sites, dos quais as escolas baixam material em seus idiomas, para uso nas classes. Sua ajuda permitirá a continuidade do programa e o acréscimo de mais materiais, de mais idiomas já em preparo, para atender crianças de mais países.
Dos resultados terapêuticos ainda sobra o aprendizado de música, por crianças que, doutro modo, não teriam chance de ter os benefícios da música, nem de apreender, dado o método de escrita exclusivo do programa. Isto quer dizer que o aluno acaba apreendendo música sem dar-se conta, assim como aprende a falar naturalmente!
Do mais importante a entender sobre este programa, é que ele desperta as pessoas para o fato de que, todos, em todos os sentidos, deixam os problemas acontecerem e até contribuem para eles, para depois tentar resolver com medidas paliativas, quando o correto é evitar que os problemas aconteçam. A forma mais eficaz de evitar os problemas é formar cidadãos melhores, que não sejam e não criem problemas e para isto é necessário um programa como o Projeto Alegria, por tudo o que ele é e está bem explícito nos seus sites, à disposição de quem se interessa por entender que a música influi em tudo, como disse um sábio, “a música é o condão com o qual o governante conduz o povo”.
> COMO O PROJETO ALEGRIA ATUA
- Criando e oferecendo – gratuitamente - um material musical, psicoterapêutico e psicopedagógico aos professores que querem atividades de música em suas classes;
- Criando material inteligível para professores e crianças sem conhecimento teórico-musical;
- Criando material técnica e moralmente salutar e educativo para acriança, – contrastando com o ruído confundido com música atual;
- Orientando professores ao uso dos materiais;
- Provendo colaboradores para trabalho de monitoria.
> OS MOTIVOS E OBJETIVOS DESTA CAMPANHA
- Dos motivos – o principal é a dificuldade de se obter recursos - sejam por doações ou patrocínios, - por fórmulas honestas para se fazer o que os professores reclamam há décadas e tão vital para a tarefa de ensinar;
- Dos objetivos – o principal é evitar o encerramento do programa e pelas três formas apresentadas no orçamento, garantir a continuidade do programa.
> COMO AJUDAR
Simplesmente contribuindo e envolvendo os amigos na campanha.
Se você tem dúvidas quanto ao programa, ao material e às pessoas que o criaram e administram, veja o histórico e algumas dentre milhares de opiniões:
- “É impossível ensinar nestas condições. A música seria um socorro para nós, professores, para acalmarmos estas crianças.” (Resumo das opiniões de professores, em reunião de orientação sobre o uso de material do Projeto Alegria - em Osasco-SP, 1994)
- “Este material é tudo o de que precisavam os professores, para que pudessem manter a música nas escolas.” (Roberto Lourenço, professor de música em escolas públicas do Estado de São Paulo por 30 anos, 1.997)
- “Nunca a música foi apresentada com tanta simplicidade; Nunca foi tão fácil aprender.” (Maestro Agostinho Záccaro, São Paulo, 1.993)
- “Este material enche os olhos.” (Jaci Toffano - Professora e Diretora da Escola de Música da Universidade Nacional de Brasília, 2.007)
- “Amiguinhos, se querem ser bons músicos, comecem sendo bons cantores.” (Celso Fortes - professor de música em escolas públicas por 30 anos, regente do coral dos meninos cantores de Novo Hamburgo e colaborador do Projeto Alegria, Novo Hamburgo, 1.997)
- “Gostaria de ser criança agora, para ter minha iniciação musical com este maravilhoso e colorido método.” (D. Weiss, professora de música há mais de 50 anos e ainda lecionando no Colégio Alemão de Vila Mariana - São Paulo, 2.004)
- “É muito bom encontrar mais companheiros na luta para desenvolver a música nas escolas. O método do Projeto Alegria, de forma prazeirosa e descontraída, proporciona o gosto por cantar.” (Marlene Moreira, professora de música do I.E. de Nova Friburgo- RJ, 2.001)
- “Esta é a melhor maneira de escrever e ensinar música que eu já vi e eu quero pedir aos professores que ajudem, para que este programa seja divulgado e adotado pelas secretarias de educação. É triste se constatar que, já no século vinte e um e com tanto alarde sobre liberdade, ainda haja quem dificulte e deixe as crianças brasileiras sem o benefício inigualável da boa música, como esta que faz o Projeto Alegria! Isto é um crime contra a infância e contra a cultura de uma nação!” (Maestro italiano Sergio Magnani – Diretor do Departamento de Música da Universidade Federal de Minas Gerais)
- "Se eu estiver certo, se o livro for lançado, com certeza o divulgarei pelas próprias e inerentes razões, pois, pelo que vi, será um manancial de resgate cultural que muito ajudará as entidades tradicionalistas e outras que possam se interessar pela nossa singular cultura. Também será útil às crianças sob o ponto de vista do civismo, dos bons costumes e da própria tradição de nosso povo. Então, amigo, mande-me o livro e eu o estarei divulgando no rádio e na TV." (Edson Dutra, advogado, músico e criador do Grupo Musical Os Serranos)
Meta desta campanha - R$1.000.000,00
> O USO DOS FUNDOS ARRECADADOS NESTA CAMPANHA
Os recursos arrecadados com as contribuições serão destinados aos seguintes fins imediatos:
1º - Ao sustento do programa, de forma a se garantir a sua continuidade ameaçada por falta de recursos;
2º - À aquisição de uma estrutura física e organizacional que permita ao programa cumprir os objetivos que o inspiraram e o norteiam, sem ter nem obter apoio governamental, sem recorrer à expedientes escusos, como patrocínios viciados...
3º - À continuidade e incremento das edições citadas na descrição do projeto;
4º - À reforma do portal do programa - tornando-o mais uma fonte de recursos, baseada nos downloads realizados por escolas de todo mundo - atualmente grátis;
5º - Ao incremento e estruturação da plataforma de livros digitais, cujo link está no apêndice desta campanha.
6º - À criação de um canais para informação, orientação de professores, ensino de canções desconhecidas, recrutamento, treinamento e encaminhamento de voluntários para atividades de música nas escolas, etc.
O contato com o Projeto Alegria – pelo e-mail projetoalegria@attodos.org