Olá! Nós somos o Coletivo Levante – Primaveras Artísticas, e gostaríamos de contar com a sua contribuição para levar nosso teatro para uma temporada nacional e internacional!
Acreditamos no poder da arte e da poesia para dialogar sobre temas relevantes, para inspirar e promover mudanças. Para nós, o teatro é, antes de mais nada, uma ponte para tocar a plateia e buscar uma conexão com sonhos e ideais que, de outra forma, talvez não ressoassem com tanto impacto.
Nosso grupo se formou em 2021 em Brasília, com sede no Espaço Multicultural Casa dos Quatro, durante a reabertura dos teatros após as restrições da pandemia, com o objetivo de trazer para a cena temas sensíveis e urgentes, como a diversidade, o preconceito e o papel da juventude nos nossos tempos.
Daí o nome Levante, que nos traz uma imagem de pessoas reunidas e dispostas a falar do mundo, contestar o status quo, abordar de forma poética e irreverente o que nos comove e o que buscamos, como artistas, transformar no mundo.
O que nos leva ao nome “Primavera”, nome dado a movimentos populares como a revolução estudantil de 1968 em Paris, ou os movimentos por democracia no Oriente Médio em 2010. A arte é revolucionária, assim como o amor, ambos tão necessários nos tempos conturbados em que vivemos.
NOSSOS PROJETOS
O primeiro projeto do grupo contemplou um ciclo de leituras dramáticas chamado “Janelas que Conectam”, com apresentações de textos de artistas locais e de projeção nacional, com entrada franca e transmissão ao vivo pelas mídias sociais. Dentre as peças apresentadas, citamos “Frila”, de Fernando Portela, que trata sobre o suicídio; “Música para Cortar os Pulsos”, do premiado autor paulista Rafael Gomes, que fala de amor LGBT; e “Meu Monólogo e Eu”, de Rafael Salmona, que traz à tona conflitos existenciais.
Desde abril deste ano, desenvolvemos a leitura dramática e a montagem do espetáculo “Uma Crônica para Quem não Deveria Amar”, texto de Rafael Salmona – autor reconhecido em 2016 com três prêmios CENYM. Sob a direção de Rebeca Reis, o elenco conta com Arthur Rinaldi, Lucca Marques e Vinícius Facó, além do próprio Salmona.
O espetáculo foi o escolhido para a abertura da “Mostra+”, uma mostra multidisciplinar de diversidade LGBTQIAP+, ocorrida em junho de 2022 no Espaço Multicultural Casa dos Quatro, e que contou com diversas performances cênicas e musicais, mostras de filmes, exposições e lançamentos de livros. Após, ganhou uma temporada oficial no mês de setembro, permanecendo duas semanas em cartaz.
POR QUE PRECISAMOS DESSE FINANCIAMENTO COLETIVO?
Após levarmos quinhentas pessoas ao teatro, e com novas temporadas confirmadas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, fomos oficialmente convidados para a realização, em março de 2023, de uma temporada do nosso espetáculo no “5B – Buffet, Boisson, Bonheur, Beaux Arts & Beauté”, um importante espaço cultural localizado na cidade do Porto, em Portugal.
A temporada seguirá também pela Ilha da Madeira e pela cidade de Lisboa, num período de até três meses em cartaz.
Sob a direção do renomado marchand brasileiro Alexei Waichenberg, a casa abriga galeria de artes plásticas, sala de espetáculos e shows musicais, além de espaço de beleza e um movimentado restaurante – tudo isso contribui para atrair um público diverso e sedento por cultura.
Para fazer tudo isso acontecer, precisamos de orçamento principalmente para o custeio das passagens aéreas, traslados internos, alimentação do elenco e equipe, além do frete de cenário, conforme previsão a seguir:
TOTAL: R$ 40.000,00