A Articulação Brasileira de Lésbicas, fundada em maio de 2004, com 18 anos de existência e que tem como objetivo representar as mulheres lésbicas e mulheres bissexuais brasileiras. Sendo uma rede nacional que tem como princípios os direitos humanos, cidadania, combate ao racismo, machismo, lesbofobia, LGBTIfobia e contra quaisquer formas de discriminação e violências contra todas as mulheres. Trabalhando em prol da garantia de equidade e direito de escolha, a fim de chegarmos a uma sociedade mais igualitária e com justiça social.
A ABL tem sido uma rede de alta relevância a nível nacional e internacional, com 70 membras filiadas, nas cinco regiões do Brasil, residindo desde as capitais, nos interiores, nas periferias e nas favelas, trazendo uma diversidade cultural e social enorme para a construção no movimento de lésbicas. Tem em seu histórico a participação na construção de políticas, seminários (municipais, estaduais e nacionais), participação no controle social, em instituições internacionais e em programas governamentais voltados à população LGBT, tais como:
Essa vakinha tem como objetivo arrecadar fundos para subsidiar as atividades da Articulação Brasileira de Lésbicas - ABL a serem realizadas nos próximos meses em alguns estados do Brasil, como: São Paulo, Bahia e Brasília. As atividades serão para ações de advocacy (reuniões com parlamentares), atuação no controle social, mobilização social, (reuniões para fortalecimento do movimento de lésbicas e outras redes do movimento social). Com a finalidade de custear o deslocamento, hospedagem e alimentação das Abelianas que estarão envolvidas nestas atividades.
Salientamos a importância de contribuir com a participação política na atual conjuntura de crise com graves ataques à democracia, no qual o Brasil se encontra. Para maior consistência em nossa atuação enquanto rede que luta na garantia e defesa dos direitos das mulheres lésbicas, para dar continuidade às nossas atividades, precisamos do valor de R$8.000,00 (oito mil Reais).