Você sabia que na zona rural de Igarassu tem uma comunidade tradicional quilombola ribeirinha em que as marisqueiras são provedoras do alimento de sua família e de toda comunidade?
Pois é! Aqui em Cuieiras é tradição de mais de 3 séculos pescar e plantar para todos se alimentarem.
Acontece que as culturas de plantio não são diversificadas e mais de 50% da nossa base alimentar ainda vem dos supermercados.
Durante a pandemia nos vimos numa privação maior do que a social. Tivemos dificuldade ao acesso ao alimento, tendo em vista que os serviços de alimento e de saúde se encontram há quase 10km do nosso quilombo e o único meio de transporte que temos para a cidade é completamente limitado e instável. Sem falar que 80% das pessoas ficaram sem ter como sair para trabalhar e até hoje muitas se encontram desempregadas.
A Casa Ìyá Marisqueira cumpriu o papel de ser ponto de apoio durante a pandemia e de mobilizar as marisqueiras para planejar o futuro, agindo no agora!Criamos nosso programa de soberania alimentar implementando hortas nas casas das nossas famílias.
Somos 15 famílias até agora, desde julho plantando hortaliças, recebendo visitas de um técnico agrônomo e aos poucos se reunindo para pensar estratégias de melhoria das condições do nosso plantio ao ponto em que possamos nos ver um quilombo autônomo e soberano na alimentação.O caminho é longo e os desafios são vários: Temos dificuldade na irrigação do plantio e na conciliação da criação dos nossos animais com as hortas.
Precisamos da sua contribuição para conseguir materiais que melhorem a nossa condição de plantio de hortaliças!