Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Pessoas / Saúde / Caridade

Prótese para paratleta de escalada esportiva

ID: 1455644
Prótese para paratleta de escalada esportiva
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Novidades0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 11/10/2020
Vaquinha encerra em: 11/01/2021

Meu nome é Gustavo Henrique dos Santos, tenho 22 anos. Nascido em São Paulo, criado em Curitiba.

Vice-campeão brasileiro de Escalada Esportiva nas modalidades Dificuldade e Boulder em 2019.

Nasci com agenesia de Tíbia.

Quando era criança os médicos me disseram que eu não deveria correr ou "aprontar". Disseram que minha prótese não aguentaria.

Mas como convencer uma criança de que ela não deve explorar o mundo ao seu redor da forma e intensidade que ela quiser?

Uso prótese desde os 3 anos, trocando em média a cada 2 anos, foram mais de 8 próteses. Todas quebraram em menos de um ano. 90% delas recebi do SUS.

Não que a qualidade das próteses que o SUS fornece sejam ruins, mas elas são indicadas para caminhada. E eu queria mais do que caminhar.

Fiz o que tive vontade, os médicos chamariam de "mau uso", segue um resumo:

  • Aprendi a andar de bicicleta com 18 anos, no mesmo mês fiz uma viagem de 3 dias, mais de 300 kms rodados.
  • Decidi que faria uma trilha, escolhi a maior montanha do sul do Brasil e subi com uma cargueira pesando mais de 15 quilos.
  • Escalei outras montanhas.
  • Pratiquei artes marciais, dentre elas Muay Thai e Boxe.

O resultado disso tudo não poderia ser diferente, se você utiliza uma ferramenta de forma extrema ela vai se desgastar e deixará de fazer sua função da forma adequada.

Nunca me importei de andar com a prótese quebrada, ela faz uns barulhos, as vezes um parafuso quebra e minha vida fica um pouco mais difícil por alguns momentos, mas nada que eu não consiga resolver.

Normalmente eu usaria a prótese defeituosa por uns anos até que o SUS liberasse uma nova, então eu andaria bem, com muitas limitações mas andaria bem, até que ela quebrasse novamente.

Mas a situação tem sido diferente, já se passaram anos desde a última troca. A gerência do hospital em que sempre realizei minhas consultas mudou e desde então tenho aguardado em uma fila invisível onde não se sabe quando será atendido.

A pandemia paralisou totalmente as atividades do hospital então não tenho previsão para uma prótese nova.

Pela primeira vez eu deixei de fazer algumas atividades mais extremas por medo das consequências.

Essa situação toda fez minha mente notar algo que até então eu havia normalizado. As próteses que utilizei até hoje limitaram meu desenvolvimento.

Sempre achei que se eu fosse fisicamente mais forte as coisas seriam mais fáceis, mas um piloto de Fórmula 1 não faz o carro ir mais rápido sendo mais forte.

Por isso estou criando essa campanha. Quero uma tecnologia tão avançada quanto o maior dos meus objetivos. Ainda não existe uma prótese a altura das minhas ambições, mas existem várias que podem tornar meus sonhos um pouco mais realistas.

Não estou buscando ser o melhor, busco ser uma ideia, uma possibilidade, do que um ser humano é 'capaz de fazer quando não tem limitações.

Me ajuda a criar essa possibilidade?

-

Sobre a prótese mecânica

Será comprada na clinica Ottobock em Curitiba, é necessário uma entrada de 30% do valor total para aquisição da prótese, abaixo detalhes das peças:

Prótese endoesquelética (modular) para amputação transfemural., com sistema de suspensão através de liner de silicone com tecido e membrana de vedação fixada ao liner (Skeo Seoling). 

Joelho modular monocêntrico com sistema hidráulico de câmara circular e pistão com movimento ao redor do centro de rotação localizado na parte superior do joelho para controle da fase de balanço e da fase de apoio (3R80). 

Pé em fibra de carbono, estrutura triangular de baixo perfil para cotos longos, ante-pé bipartido, retro-pé composto por duas lâminas fixadas por parafusos. Lâmina plantar bipartida em polímeto de alta resistência com abertura do hálux promovendo a união do ante-pé com retro-pé. Inclui revestimento cosmético flexível separado com abertura do hálux.

 

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
© 2024 - Todos direitos reservados