Se por um lado cresceu o número de famílias brasileiras dispostas e abertas a adoção de animais por causa da pandemia , por outro lado, aumentou também o trabalho dos protetores de animais que resgatam animais abandonados , reflexo de parte dessa mesma demanda .
A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.
Eu me chamo Dário (50anos) . A minha trajetória como protetor de animais começou a 8 anos . Naquele tempo eu morava em um apartamento de 2 quartos na zona norte do rio de janeiro e trabalhava como auxiliar em uma clínica veterinária na zona sul. Eu tinha apenas o Toddy , depois adotei a Nutella o Tob e muitos outros foram aparecendo no meu caminho (inclusive animais que eram abandonados na clínica por seus donos), abandonados , outros resgatados e em muito pouco tempo já eram 36 cachorros dentro daquele apartamento .Muitos animais passaram por lá , alguns foram adotados e outros permanecem comigo até hoje devido a rejeição que algumas pessoas costumam ter com os animais de grande porte .Eu não imaginei estar aqui hoje lutando por cada um deles , se alguém me dissesse isso a alguns anos atrás eu não acreditaria . Depois de algum tempo naquele apartamento , os latidos , o barulho e incomodo das pessoas era inevitável , e as pessoas nem sequer sabiam que eram tantos pois eu alegava ser um pouco menos da metade do que de fato eram para evitar problemas .Então eu perdi o apartamento , tive que me readaptar e deixar o emprego para me tornar autônomo pois precisava de mais tempo para cuidar deles e de lá prá cá eu decidi cuidar deles em tempo integral .Foi então que com o incentivo de um pequeno grupo de pessoas que ajudam a manter as despesas da casa em que o abrigo está situado hoje (atualmente com 55 cachorros) , conseguimos alugar uma casa maior e continuar resgatando e cuidando desses animais , porém esse espaço é alugado e o contrato já está próximo de terminar e as adoções não tem acontecido mais com tanta frequência . Alguns apoiadores vem deixando de contribuir e toda essa situação me deixa muito preocupado com o futuro desses animais porque não temos para onde ir.
O Valor arrecadado nessa campanha será 100% revertido para compra de uma casa para sede do nosso abrigo . Estimamos o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para a realização desse projeto . A campanha ficará em vigor até dia 1 de fevereiro de 2023 . Caso a meta não seja atingida até lá , o valor será guardado em caixa e faremos uma nova VAKINHA até conseguirmos o valor total . A Prestação de contas será feita através das nossas redes sociais .
Eu não recebo nenhuma quantia da ONG como protetor e toda a renda do trabalho que faço atualmente como autônomo na área de limpeza e detetização é voltado para a despesas e quaisquer necessidades que eles possam ter .
Sabemos que são tempos difíceis , e cada centavo vale muito para quem doa e para quem recebe mas só podemos recorrer a ajuda de cada um de vocês neste momento . Então vamos juntos continuar fazendo a diferença na vida desses animais e de muitos outros ainda. Divulgue , apoie , compartilhe . Nós precisamos da sua ajuda e eles precisam muito de um lar .
Cada semente plantada nos enche de esperança . Nós agradecemos o apoio de toda comunidade e pedimos também o seu apoio para que esse projeto alcance o maior número de pessoas possíveis . Compartilhe !!!
Dário Michael Silva
(Abrigo ajudariopet)