PROGRAMA DE INCENTIVO À CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Formando hoje as cientistas líderes de AMANHÃ!
O programa AMANHÃ tem como principal objetivo garantir a obtenção dos títulos de mestra e doutora pelas alunas mães que estão nos últimos meses dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu.
Apesar da crescente atenção para o tema mulheres na ciência observada na última década, as mulheres ainda estão sub-representadas na ciência. Em todo o mundo, estima-se que mulheres representem 28,8% da população de cientistas. Este cenário é ainda mais crítico quando analisamos a participação de mulheres negras na ciência.
Um fator determinante da sub-representação das mulheres na ciência é o impacto da maternidade na carreira acadêmica. As mães ainda lutam por lugares de prestígio na academia em todo o mundo. A ideia amplamente aceita de que uma carreira acadêmica de sucesso é incompatível com ter uma família, aliada aos desafios que são encontrados pelas cientistas mães no ambiente acadêmico, impedem meninas e mulheres de perseguirem uma carreira científica. Ações e políticas para resolver esse problema são escassas. A falta de políticas de apoio que visam lidar com a trajetória de vida das mulheres acaba desviando-as da carreira científica. Estudantes de doutorado mulheres são mais propensas do que homens a relatar questões relacionadas à parentalidade como um dos componentes de sua decisão de mudar sua carreira e abandonar a Ciência. Assim, contribui-se para o efeito tesoura observado na ciência, onde ao longo da carreira científica, o número de mulheres diminui drasticamente.
Em 2020 encontramos um contexto desafiador para todos, em virtude da pandemia de COVID-19. Mas não há dúvidas de que as mães estão sofrendo o maior impacto da pandemia em relação às suas carreiras. Realizamos um estudo com participação de cerca de 10 mil alunos de pós-graduação de todo o Brasil. Através deste estudo, demonstramos que menos de 10% das alunas de pós-graduação que são mães estão conseguindo seguir normalmente com o desenvolvimento de suas dissertações e teses neste momento, em contraste com 20% dos pais e cerca de 35% dos homens e mulheres sem filhos. As consequências do aprofundamento das dificuldades de conciliação da maternidade com a pós-graduação serão devastadoras se nenhuma ação for tomada.
Garantir a permanência das alunas mães nos cursos de pós-graduação, bem como a conclusão dos cursos é uma das ações fundamentais para que o efeito tesoura comece a ser combatido, reduzindo a perda de cientistas mulheres ao longo da carreira. Neste contexto, agravado pela pandemia de COVID-19, o PROGRAMA AMANHÃ do Movimento Parent in Science surge como apoio para a as alunas mães em fase final dos cursos de pós-graduação.
O programa de auxílio financeiro visa complementar a renda de alunas mães, regularmente matriculadas em cursos de mestrado e doutorado no Brasil, que não sejam bolsistas. Esta complementação tem por objetivo permitir a conclusão do cursos por parte da aluna, através da melhora de condições de sustento do(s) filho(s). O valor está previsto entre R$400,00 e R$ 800,00 mensais, por até nove meses (de abril a dezembro de 2021). O valor exato do auxílio, bem como o número de alunas favorecidas, dependem do valor arrecadado em nossa campanha.
VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!
Dúvidas: parentinscience@gmail.com