Construído por 15 mulheres negras de diferentes estados e distintas formações, o Portal Black Fem pretende atender as demandas do público adolescente através de seu conteúdo.
Desde 2014 como uma página do Facebook, o Portal replicou durante esse tempo conteúdos como fotos, vídeos e até mesmo notícias de outros veículos e agências. Em 2018, insatisfeitas com a condução da administração da página, as amigas: I’sis Almeida, estudante de jornalismo da UFBA, 21 e Lavínia Oliveira, estudante de sistema da informação do SENAI, 18, se uniram para tentar converter as 20 mil curtidas da fanpage em leitura para o site do projeto (que está em processo de construção).
Dentre as colaboradoras, há mulheres de 16 a 30 anos que se reúnem quinzenalmente para discutir os rumos do portal. Serão cinco artigos temáticos publicados mensalmente, notícias e um blog, onde serão debatidas questões sobre beleza e especialmente autoestima. Para obter os recursos necessários para pagar a mão de obra da programadora responsável pela criação do site, e a hospedagem dele na internet, o grupo está realizando um financiamento coletivo através da plataforma Vakinha. A meta que o portal pretende alcançar é de R$ 1.600,00.
Toda ajuda é válida, desde a contribuição financeira até o compartilhamento do material da campanha nas redes sociais, no entanto, na plataforma Vakinha, só é possível doar valores a partir de R$ 25,00. Como proposta de contrapartida, todo(a) contribuidor(a) da Vakinha concorrerá a um kit contendo: uma camisa do portal, o livro “Baobá” da escritora baiana Miriam Alves e o livro “Quem Tem Medo do Feminismo Negro” da filósofa e cientista social Djamila Ribeiro. Além disso terá acesso em primeira mão a um artigo do Portal, antes do lançamento oficial e receberá também um planner anual (versão web) exclusivo para o ano de 2019 via e-mail.
Aquelas(es) que desejarem contribuir com valores abaixo de R$ 25,00, a equipe do portal estará disponibilizando de maneira individual e privada os dados da conta bancária para a colaboração através de e-mail ou redes sociais. Esta(es) não deixarão de ter acesso a contrapartida da campanha, exceto o sorteio do kit.