Eu me chamo Carlos Samuel e sou morador da comunidade do Morro dos Macacos. Comecei a estudar música no projeto Ação Social pela Música ainda criança. Hoje tenho 20 anos, continuo no projeto e sou integrante da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.
Meu sonho é ingressar na faculdade de música, cursar o bacharelado em violino e ser músico profissional. Tenho me dedicado muito para realizar esse sonho, mas recentemente passei por uma situação bem assustadora, que infelizmente tem se tornado corriqueira nas periferias da cidade do Rio de Janeiro.
Sou sobrevivente de uma bala perdida, que felizmente não atingiu o meu corpo por eu estar carregando um violino comigo. O violino serviu como um escudo e salvou minha vida, eu poderia ter sido mais um, nessa estatística que assombra cotidianamente nós, moradores de comunidade.
Literalmente a música salvou minha vida, a mesma pela qual tenho me dedicado intensamente para realizar o meu sonho, porque se eu não tivesse descoberto o violino, através do projeto Ação Social pela Música, na minha infância, e me desenvolvido no aprendizado da música com o apoio dos meus professores, com certeza eu não estaria carregando um violino comigo, e provavelmente eu não teria tido a mesma "sorte".
Contudo, há uma perda material que eu preciso restituir. O violino que eu estava carregando era emprestado e pertence a um Luthier que deixou comigo enquanto o violino cedido pelo projeto estivesse em manutenção, para eu dar continuidade aos meus estudos para uma audição.
Devido ao que ocorreu vou precisar pagar o custo do violino e mandar consertar, porém o violino não terá mais o mesmo desempenho em sua sonoridade. Nesse sentido gostaria de solicitar ajuda aqueles que puderem, para saldar esse compromisso. Por isso resolvi fazer uma vaquinha no valor de 8.000, contando com a solidariedade e o espirito de colaboração de todas as pessoas que possam e queiram me apoiar.
Com esperança e muita fé, Carlos Samuel Galvão Ribeiro.