As alunas Bruna Eduarda, Gabrielly Silva e Sther Gonçalves fazem parte da equipe "Piscou, Perdeu", orientadas pelo professor Bruno Pereira. Por termos vencido a 13° Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ocorrida em nível escolar, fomos convidadas a participar da 20ª Jornada Nacional de Foguetes, que ocorrerá no Hotel Fazenda Ribeirão, no município Barra do Piraí, RJ.
Nós somos a primeira equipe exclusivamente feminina a representar o Instituto Federal de Minas Gerais, campus Betim, nesta competição. Além do esforço físico, o projeto construtivo da base, do foguete, dos processos de lançamento ampliam as possibilidades de aprendizado, exigindo dedicação e raciocínio.
A MOBFOG consiste em lançar foguetes, mas o que faz com que o foguete seja lançado? O propelente é constituído pela reação química do do vinagre com o bicarbonato, liberando dióxido de carbono. Este gás, aumenta a pressão em uma garrafa PET (que faz as vezes de foguete), presa na base por um gatilho. Após a contagem regressiva, o gatilho é solto permitindo a ascenção do foguete. Portanto é necessário equipamentos de proteção, treinamento e paciência!
Mas isso tudo não será possível sem a sua contribuição, visto que, no atual momento, há um contingenciamento de verbas na rede federal. Nosso campus infelizmente não tem como arcar com as despesas da viagem, e é por isso que viemos através desta vaquinha pedir a sua ajuda!
Você estará contribuindo para a educação brasileira!
De antemão, agradecemos!