A vacina chegou mas a crise ainda não acabou! Enquanto esperamos para que a vacinação chegue numa parcela mais ampla da população, milhões de pessoas estão passando fome. O desemprego continua altíssimo e com a redução e possível fim do auxílio emergencial, milhares de famílias no Recife estão de volta ao mapa da fome. Não podemos deixar essas famílias sofrendo à espera de uma solução governamental. Por isso, a Articulação Recife de Luta está lançando uma nova etapa da campanha emergencial para atender a 400 famílias. Sua ajuda é necessária!
No ano passado, graças à solidariedade coletiva, conseguimos arrecadar mais de R$150 mil reais que foram inteiramente usados para compra de kits de apoio emergencial com comida e materiais de higiene para 1556 famílias em 34 territórios. Nesta etapa de 2021, nossa meta é arrecadar R$40 mil reais. Contamos com sua doação!
Presta atenção em quantas comunidades conseguimos fortalecer o ano passado:
PRIMEIRA ETAPA
1. Caranguejo Tabaiares
2. Coque
3. Três Carneiros
4. 27 de Novembro
5. Casarão da Tamarineira
6. Aliança com Cristo
7. Bode
8. Vila de Santa Luzia
9. Ocupação Caxangá
10. Liberta Elas
370 famílias apoiadas
SEGUNDA ETAPA
1. Fazendinha
2. Palha de Arroz
3. Chão de Estrelas
4. Córrego do Euclides
5. Mustardinha
6. Passarinho
7. Alto Santa Terezinha
8. Canos
9. Tururu
10. Ibura
11. Cuca Legal
12. Alto Zé do Pinho
13. Santo Amaro
14. Ilha de Deus
15. Muribeca
750 famílias apoiadas
TERCEIRA ETAPA
1. Água Fria
2. Brasília Teimosa
3. Paulista
4. Linha do Tiro
5. Igarassu
6. Alto Santa Terezinha
7. Chão de Estrelas
8. Casarão da Tamarineira
9. Saruê
10. Sítio das Palmeiras
11. Jardim São Paulo
12. Várzea
13. Caranguejo Tabaiares
436 famílias apoiadas
TOTAL 1556 famílias apoiadas e 155 mil reais arrecadados
Todas as fotos das entregas estão sendo disponibilizadas aqui: https://bit.ly/323RZBV
Acompanhe o andamento da nossa campanha:
faceboook.com/recifedeluta
instagram.com/recifedeluta
Apoiar a economia local e popular
Um dos desafios dessa iniciativa é fazer com que todas as suas etapas fortaleçam dinâmicas comunitárias e reduzam o impacto da pandemia nas comunidades populares. Nesse sentido, os kits serão adquiridos em empreendimentos locais, para que circule a economia popular local em cada território. Esse setor é um dos mais impactados do momento, pois depende da capacidade de consumo das famílias que se encontram muitas vezes sem renda e sem trabalho. Essa é a realidade da informalidade.
Chegar com apoio a mercadinhos de bairro, empreendimentos locais é uma forma de garantir sobrevivência e uma rede de economia solidária circulando para e com os “de baixo”. Queremos que esses recursos circulem nas comunidades, gerando fortalecimento em rede.
Em um momento em que poucas ou nenhuma medida é pensada pelos governos para estimular essa economia, nós queremos potencializar esses arranjos de pequenos negócio e provocar para a urgência dessas práticas também.
Recife de Luta - Quem somos
A Articulação surgiu em 2018, agregando organizações sociais como Habitat para a Humanidade Brasil, FASE (Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional), Centro Popular de Direitos Humanos, Cendhec (Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), dentre outras, movimentos populares, academia, movimentos sociais. O objetivo do surgimento foi incidir na revisão do Plano Diretor (legislação que define os parâmetros urbanísticos da cidade por 10 anos), lutando pela participação popular. Hoje, continuamos em atuação incidindo politica e juridicamente por uma cidade justa, colaborando com a luta do Coletivo Caranguejo Tabaires Resiste, incidindo na disputa pela função social das moradias no centro, nos articulando nacionalmente com o Fórum Nacional e Reforma Urbana e o Br Cidades.