O PROJETO
O Projeto de Ateliê Corte e Costura “Forte Severina” oportunizará oficinas de corte, costura e modelagem com foco na geração de renda por intermédio da qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto Brasileiro de Expedições Sociais através do Projeto Canudos. Um dos desafios permanentes da equipe é a geração de renda, visto que a situação social dos integrantes dos grupos é diversa e nem sempre favorável à autogestão e proatividade, com mensuração dos indicadores de resultado e impacto social do projeto.
Para isso, serão capacitadas prioritariamente as mulheres das comunidades Rasinho e Bom Jardim, no município de Canudos, no sertão do estado da Bahia, oferecendo apoio técnico para a implementação de geração de renda e autossustentabilidade.
OBJETIVOS: Objetivo Geral
Capacitar mulheres em conhecimentos que as habilitem a desenvolver com competência técnica e atitudinal as habilidades necessárias ao Corte e Costura, a fim de proporcionar uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a região na qual estão inseridas, a inclusão social e econômica das mesmas através da ocupação e geração de renda.
Objetivos Específicos
1- Promover a formação técnica, ética e cidadã das mulheres, para que possam contribuir para o desenvolvimento dos arranjos sociais;
2 - Conhecer as tecnologias relacionadas à Técnica do Corte e da Costura de fibras têxteis; 3 - Conhecer práticas de empreendedorismo e associativismo;
4 - Estimular o desenvolvimento de práticas empreendedoras como alternativa para o desenvolvimento local;
5 - Compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo;
6 - Identificar os principais materiais e equipamentos utilizados nas técnicas de Corte e Costura;
7 - Reconhecer os diversos tipos de máquina de costura, assim como, manuseá-las e compreender noções básicas de medidas de comprimento;
8 - Confeccionar moldes de roupas básicas; confeccionar produtos de vestuários;
9 - Conhecer as principais discussões a respeito dos direitos da mulher e cuidados com a saúde, a fim de proporcionar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea.
O primeiro passo para superar a situação de vulnerabilidade social é romper com o isolamento. Uma pessoa, quando se junta a outras em situação semelhante, amplia centenas de vezes suas possibilidades de emancipação social e econômica. Por outro lado, esta superação da situação de extrema pobreza exige um esforço integrado de apoio a estes indivíduos e famílias, não apenas no que se refere ao acesso aos serviços básicos de cidadania, como também a instrumentos de capacitação e aprimoramento de suas habilidades e atitudes, com vistas a iniciar o processo de inclusão econômica.
Mas apenas capacitar não é uma ação suficiente para promover esta inclusão. A adequação ou readequação destas pessoas ao mundo do trabalho e ao empreendedorismo, passa necessariamente pelo assessoramento técnico não apenas nas fases da constituição dosempreendimentos, mas também durante a crítica fase do início da produção e da comercialização. É neste sentido, que o presente projeto propõe uma ação integrada baseada nos princípios da geração de renda. Porque o rompimento do ciclo da pobreza exige uma visão holística do processo emancipatório e requer um acompanhamento muito mais próximo do que propõe os projetos tradicionais voltados para a simples capacitação profissional.
Da mesma forma, o presente projeto traz aspectos inovadores, ao integrar soluções e modelos econômicos que priorizam a dinamização da economia local, evitando que as divisas escapem para locais de maior concentração econômica.
Monitoramento O monitoramento do projeto será realizado por meio de: - Relatórios mensais para o registro dos indicadores apontados no quadro acima. - Rodas de prosa quinzenais com os participantes para averiguação do grau de participação e satisfação dos participantes - Reuniões semanais com a equipe do projeto para análise do cumprimento das etapas e identificação de eventuais problemas e correções necessárias - capacitações e oficinas quinzenais
Avaliação A avaliação final do projeto se dará através da elaboração de um sumário executivo contendo a análise dos indicadores quantitativos e qualitativos e suas respectivas comparações com os marcos zero estabelecidos no início do projeto. A preparação deste sumário executivo envolverá a utilização de metodologias apoiadas na estatística e nas análises dos processos sociais, de forma a buscar a compreensão das dinâmicas dos atores envolvidos no projeto. Também utilizaremos a auto avaliação assistida dos sujeitos envolvidos com vistas a identificar os impactos objetivos e subjetivos provocados pelo projeto.
PORQUE DOAR?
Com as dificuldade impostas pela crise econômica e pela recessão, o Instituto Brasileiro vem realizando ações pelo Brasil e pelo Mundo de forma assídua através de doações. Mesmo nas dificuldades, acreditamos que é possível realizar boas ações, desde que tenhamos a sua ajuda!
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Enviaremos fotos e recibos aos doadores como forma de prestação de contas. Vocês poderão ter acesso em nossas redes sociais:
Instagram - @projetocanudos
Facebook - Projeto Canudos
www.ibes.org.br
QUEM SOMOS
O Projeto Canudos é uma iniciativa social do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES) que visa a autossustentabilidade de comunidades vulneráveis pelo Brasil e pelo Mundo, por meio de EXPEDIÇÕES Nacionais e CONEXÕES Internacionais. Iniciou suas atividades em 2009 na cidade de Canudos, interior do estado da Bahia. Desde o início, o Projeto visa tornar os vilarejos de Canudos Velho, Rio do Vigário e Rasinho (regiões rurais) em comunidades autossustentáveis. Para isso, o Projeto Canudos, em parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior, desenvolve ações de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Cultura, Geração de Renda, Tecnologia e Meio Ambiente.