Conserto da Kombi da ATUT: Inclusão social através da triagem de resíduos recicláveis
Olá pessoas queridas,
Acreditando na solidariedade e na força do coletivo, nós, da Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem Hospital Psiquiátrico São Pedro - ATUT, viemos através dessa Vakinha online pedir apoio para reformar a nossa Kombi.
A Kombi é o transporte responsável pela coleta do material reciclável que ganhamos para triar na Associação, que fica dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Ela é fundamental para realizarmos a coleta.
Qualquer apoio será bem vindo! Desde já obrigada!
Quer saber mais sobre a ATUT?
A ATUT iniciou suas atividades no ano 2000, a partir do trabalho desenvolvido por um grupo que realizava a atividade de separação de resíduos sólidos recicláveis como uma das oficinas terapêuticas dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Esta atividade, representou o aprimoramento de iniciativas anteriores já existentes na instituição, que visavam a reabilitação psicossocial de moradores e pacientes do hospital, através da participação em atividades ocupacionais e laborais.
A proposta do galpão de reciclagem teve sucesso e a ATUT completou 20 anos neste anos de 2020. Para muitos de seus/uas associados/as essa oportunidade de trabalho se constitui como a primeira experiência de trabalho remunerado em suas vidas, o que lhes confere mais autonomia financeira e possibilidade de contribuírem com suas famílias, aspectos fundamentais para a reabilitação psicossocial almejada.
A ATUT funciona dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Em função da especificidade do público atendido na Associação, existe a presença de equipe técnica de apoio das áreas das Psicologia e terapia Ocupacional que disponibiliza acompanhamento especializado dentro da ATUT, oferecendo suporte permanente. Atualmente, mesmo com a pandemia e de forma pontual, cerca de 30 pessoas seguem trabalhando ou vinculadas à Associação, com idade média entre 30 e 50 anos. Grande parte dos/as associados/as reside na comunidade da Vila São Pedro (anexo ao Hospital São Pedro) e os demais em bairros próximos. Apesar das parcerias que permitem que o trabalho desenvolvido na Associação se demonstre com viabilidade econômica plena, grande parte da busca do material é realizado pelos associados através do único meio de transporte disponível, uma Kombi ano 2013 que já está com 185.000 Km e apresenta necessidade de manutenção corretiva permanente.
A Kombi é utilizada para coleta de resíduos recicláveis, em torno de 150 pontos de coleta, como por exemplo nas agências do Banrisul em Porto Alegre, nos Correios e em diversos outros parceiros do projeto. Como é um veículo utilizado de maneira permanente apresenta um nível de depreciação muito elevado, exigindo manutenção constante , conforme referido, o que gera custos elevados, comprometendo parte do faturamento da associação, que poderia ser destinado à renda dos/as associados/as, implicando na interrupção das coletas, quando necessária a parada para os constantes conserto. Nesse sentido, conseguir o valor de 10 mil reais nos ajudará a fazer uma boa reforma na Kombi para evitar as constantes paradas.
Agradecemos desde já a sua participação e venham nos visitar!
Entre em contato conosco
E-mail: atuthpsp@gmail.com
Telefone: (51) 98404-9011 (falar com Alexandre)