O Instituto Brasileiro de Expedições Sociais mais uma vez realizará o Projeto Canudos Conexão África! A região afetada pelo ciclone IDAI, a cidade de Beira, será o local em que concentrarão as ações do grupo.
A Beira foi a cidade moçambicana mais afetada pelo ciclone IDAI. Milhares de pessoas ficaram desalojadas e correm um grande risco com as doenças que já se iniciaram, como a cólera. . Grande entidades internacionais estão atuando na região, no entanto, o trabalho corpo a corpo, é a grande diferença na vida dessas pessoas. A proposta do IBES e PROAK é levar esse trabalho humanizado e e tato aos que mais sofreram com a passagem do ciclone.
Em parceria com a ONG Pro African Kids, uma instituição liderada pela missionária brasileira Silvia Andrade, iremos realizar atendimentos básicos de saúde, ações em educação e reconstrução e nova mobilia de dois centros de atendimentos já existentes na localidade.
QUANDO SERÁ?
As ações ocorrerão de 17 a 31 de julho na cidade de Beira, Moçambique. Serão 10 voluntários (residentes no Brasil) e dezenas de voluntários da cidade de Beira que integrarão ações de saúde, educação e geração de renda
PONTOS IMPORTANTES
- Todos os voluntáruos pagarãosuas passagnes aéras e despesas (alimentação e estadia). TODO valor arrecadado será destinado para compra de materiais, medicamentos e insumos que serão utilizados durante nossas ações:
- Os medicamentos serão adquiridos em Moçambique, diminuindo os custos de cviagem e fomentando a econimia local.
- Na compra de materiais de construção e mobilida para reconstrução/reforma de dois centros de atendimento
- Na compra de materiais e para construção e mobilia de dois novos centros de atendimento educacional
- Na compra de materias para construção e mobilia de um centro de atendimento a geração de renda
- Obtenção de materiais de primeiros socorros e atendimento básico em saúde
- Medicações de alto e baixo custo
- Compra de materiais esportivos
- Materiais para curso de geração de renda
PORQUE DOAR?
Com as dificuldade impostas pela alfandega em levar todo o material que utilizaremos nas ações de saúde, educação e reconstrução/mobilia dos dois centros de educação, precisamos de incentivo financeiro para compra e viabilização de todas atividades que serão propostas.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Enviaremos fotos e recibos aos doadores como forma de prestação de contas. Vocês poderão ter acesso em nossas redes sociais:
Instagram - @projetocanudos
Facebool - Projeto Canudos
www.ibes.org.br
QUEM SOMOS
O Projeto Canudos é uma iniciativa social do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES) que visa a autossustentabilidade de comunidades vulneráveis pelo Brasil e pelo Mundo, por meio de EXPEDIÇÕES Nacionais e CONEXÕES Internacionais. Iniciou suas atividades em 2009 na cidade de Canudos, interior do estado da Bahia. Desde o início, o Projeto visa tornar os vilarejos de Canudos Velho, Rio do Vigário e Rasinho (regiões rurais) em comunidades autossustentáveis. Para isso, o Projeto Canudos, em parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior, desenvolve ações de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Cultura, Geração de Renda, Tecnologia e Meio Ambiente.
Diante do sucesso das ações no sertão baiano, o Projeto Canudos passou a ter notoriedade não apenas regional, mas nacional, sendo convidado por outros municípios vizinhos a Canudos, e também por outros estados, a realizar ações que pudessem beneficiar suas comunidades. Hoje, nossas atividades percorrem diversos estados, em parcerias com outras ONGs, OSCIPs e Instituições que realizam projetos sociais.
Como intercâmbio cultural, o Projeto Canudos desenvolveu uma logística para que os voluntários possam adquirir experiências em campo. Além do trabalho exercido, o Projeto também tem o cuidado para que os integrantes possam absorver cultura local. São mais de 200 voluntários por ano que visitam as comunidades pelo Brasil e pelo Mundo por meio do Projeto Canudos, promovendo cidadania, autossustentabilidade e compromisso social.