O cinema no pano é um projeto cultural cinematográfico que procura levar oficinas paras as periferias das cidades sul mineiras, tendo como sede a cidade de Três Corações.
O nome do projeto surgiu da ideia de estender um pano em lugar adeguado ao ar livre, ligar o projetor e fazer acontecer a magia do cinema, longe dos grandes centros culturais, onde os moradores das comunidades tem pouco ou nenhum acesso a arte.
Além de realizar oficinas gratuitas que ensinam o básico para crianças e adolescentes das periferias, incentiva-se os participantes a elaborarem um roteiro que ao final das oficinas transforma-se em um curta metragem que é exibido no pano estendido.
Este ano, diferentemente, o roteiro, a partir de um argumento criado nas oficinas, foi elaborado por um professor de filosofia e trata de um caso de superação, sobre o sonho de um menino em ser jogador de futebol e ao mesmo tempo tenta ser aliciado para o tráfico.
É um tema atual que foi abraçado pelos alunos das oficinas e agora buscam recursos através de vaquinha virtual para a realização do filme.
O filme será produzido pelo Projeto Cinema no Pano e pela Gato Cinza filmes MEI.