No início do ano Mãe Tetê passou por um procedimento para corrigir um descolamento de retina que acometeu o seu olho esquerdo e, agora, ela precisa de uma nova cirurgia neste mesmo olho para a remoção do óleo de silicone e retirada da catarata.
Infelizmente não foi possível realizar pelo sistema público de saúde, pelo que foi preciso recorrer a um especialista da rede privada. O custo total do procedimento é de R$ 9.250,00, dos quais precisamos ainda de R$ 6.000,00.
Sobre a Mãe Tetê
Mãe Tetê, além de ser uma grande referência como matriarca do quilombo, é a dirigente espiritual da comunidade, que recebe pessoas das mais diversas origens em busca de consolo e de auxílio espiritual, trabalhando sempre orientada tão somente pelo amor e pela caridade.
Verdadeira guardiã da memória do Quilombo São José, Mãe Tetê faz questão de manter viva uma das mais importantes manifestações culturais da comunidade: o jongo, patrimônio cultural brasileiro, que nasceu nas lavouras de café e, ao longo dos séculos de escravatura, desempenhou papel fundamental na formação das comunidades do Vale do Paraíba.
Como uma das principais comunidades jongueiras do País, o quilombo São José da Serra recebe muitos visitantes, acolhidos sempre com afeto pela matriarca, que se orgulha em contar as histórias de força e espiritualidade herdadas de seus ancestrais.
Em tempos tão sombrios, em que precisamos unir forças para preservar a memória dos nossos povos e valorizar as nossas culturas tradicionais, pedimos o apoio de todas as comunidades jongueiras e quilombolas, bem como de todos aqueles que lutam pela preservação da diversidade étnica e cultural deste País, que ajudem a nossa Mãe Tetê.