A PUC-Rio é um ambiente de excelência acadêmica reconhecido nacional e internacionalmente, graças ao alto nível de seus docentes e da manutenção da pluralidade de ideias no campus.
No entanto, não raro indivíduos, grupos organizados e órgãos representativos dos alunos colocam em xeque esses princípios tão caros e frutíferos que são a tolerância e a livre expressão, segregando estudantes que porventura nutram posições diferentes aos do suposto status quo estudantil brasileiro.
Este tipo de conduta não pode mais ocorrer, e é visando construir um Diretório Central dos Estudantes que respeite a individualidade de cada discente e funcionário que nasce a Chapa Liberdade.
Nossa missão é realizar uma gestão apartidária que contemple todos os alunos da PUC, independente de gênero, etnia, classe social ou posição política. A partir desse princípio, queremos construir um ambiente democrático no qual o debate livre, plural e construtivo seja fomentado, sem clubismos ou exclusão de vertentes.
Nosso valor, que consideramos indispensável, indivisível e indiscutível está expresso em nosso nome – Liberdade. E é através deste princípio, conquistado com o sangue de homens e mulheres que, ao longo dos séculos, se opuseram ao autoritarismo, que faremos nossa gestão.
“Uma sociedade que não reconhece que cada indivíduo tem seus próprios valores, os quais ele tem o direito de seguir, não consegue ter respeito pela dignidade do indivíduo e é incapaz de realmente conhecer a liberdade.”-F. A. Hayek