No Brasil, uma em cada quatro adolescentes não tem acesso a absorventes durante o período menstrual. Pedaços de pano, miolo de pão e folhas de jornal são alternativas utilizadas por várias dessas jovens. É o que aponta o relatório Livre para Menstruar, feito pelo movimento Girl Up.
E não precisa de muito esforço pra saber que quem não tem acesso a higiene básica não é livre.
Por isso, somando forças às campanhas nacionais de combate à pobreza menstrual, Caetano Zani - que é associado ao Livres em Goiás - está liderando uma campanha de arrecadação de absorventes. A meta é arrecadar dois mil pacotes até o dia 01 de dezembro, a serem doados a hospitais públicos na cidade e ao CEVAM - Centro de Valorização da Mulher de Goiânia, que atua no acolhimento e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
A ação está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Goiania e dos movimentos União da Juventude Livre(UJL) e Students For Liberty Brasil(SFLB). Além de contribuir com essa campanha doando para esta vakinha, os moradores da cidade podem doar absorventes através dos seguintes pontos de coleta:
Loja LashêSt Oeste, Av Castelo Branco n° 490
Ingoh matrizRua 87, 598 - St Sul .
Ambiente Skate ShopRua, T30, 2621, Setor Bueno;Rua 3, 84, Centro;Passeio das Águas Shopping.
Secretaria Municipal de Direitos HumanosRua 99, 66, St. Sul.
Doe, ajude a combater a pobreza menstrual e a promover mais LIBERDADE!