O projeto tem como objetivo a produção do curta-metragem: A Menina e o Balão, que conta a história real de Querida Dani, uma ex-prostituta de uma boate noturna em São Paulo que redescobre a inocência.
.
Inclusão nos créditos como colaborador: Todos aqueles que apoiarem e se engajarem com este projeto poderão ter seu nome creditado como colaborador, afinal, sem o apoio de vocês, o filme não aconteceria.
.
SINOPSE
Após uma apresentação intensa de striptiase em uma boate noturna, Dani, uma jovem prostituta, enquanto caminha pela rua, encontra um balão rosa flutuando. Intrigada, ela segue o balão e é levada para um espaço surreal dentro da boate, agora vazia. No palco, ela se reencontra com ela mesma de sete anos de idade, que lhe devolve o sonho do balé, sua identidade.
OBJETIVO GERAL:
O curta visa fomentar debates sobre a dignidade humana e a superação de estigmas sociais, utilizando a narrativa real da Dani para promover reflexões empáticas.
Por meio de uma história real, o filme destaca como o retorno ao olhar puro de uma criança pode romper as mentiras sobre identidade. Após a submissão do filme a festivais de cinema nacionais e internacionais, como contrapartida social, queremos realizar exibições gratuitas em casas de apoio e ONGs que resgatam mulheres da prostituição. O objetivo é devolver a essas mulheres a dignidade e mostrar que a recuperação da identidade é possível – se Dani conseguiu, elas também podem.
COMO TUDO COMEÇOU?
Em 2023, nossa time ( @rebobinesfilms ) começou a desenvolver o que se tornaria o curta “A Menina e o Balão”. Depois do primeiro tratamento do roteiro, o vídeo da história real de uma ex-prostituta que retornou a inocência chegou até a nós. O que surpreendeu todos foi que tínhamos escrito a história daquela mulher.
Detalhes bem específicos da vida da Dani presente no roteiro por meio dos simbolismos e das experiências. Desde o nome do filme, a rejeição da mãe, o amigo imaginário e resgate da inocência.
Hoje, Dani é uma influêncer e partilha sua história de vida com o mundo. Tem aproximadamente 170 mil incritos em seu canal do youtube e o video em que conta sua história bateu quase 1 milhão de visualizações (953 mil). Já foi até convidada para contar sua história na Rede TV. Protagonizou reportagens nacionais e internacionais.
Sem perder tempo, entramos em contato com a Dani a fim de honrar sua história por meio deste filme. Ela não só autorizou, mas abriu o coração e disse que há anos Deus havia lhe falado que sua história viraria um filme.
PRAZO
Como esse filme também será o TCC do cineasta em formação pela UAM, Lucas Santino, que desenvolveu o projeto, para saia do papel é necessário arrecadar R$:12.000,00 (Doze mil reais) até o dia 01 de MAIO de 2024.
Invista nesse sonho que nasceu no coração de Deus e vai trazer restauração de identidade onde quer que seja exibido.
JUSTIFICATIVA:
A prostituição pode impactar significativamente a identidade das pessoas envolvidas, afetando sua saúde mental e percepção de si mesmas. Estudos indicam que 68% dos indivíduos que vendem sexo apresentam sintomas de depressão e quase um terço manifesta sintomas de transtorno de estresse pós-traumático. (Wikipedia, 2024). Além disso, a dissociação é um mecanismo comum entre profissionais do sexo, levando à desconexão emocional e até à fragmentação da identidade, especialmente entre aqueles que sofreram abuso infantil. A estigmatização social e a exclusão também desempenham um papel crucial na construção da identidade dessas pessoas, reforçando sentimentos de desvalorização e invisibilidade (Unifacvest, 2016). A prostituição está diretamente ligada a altos índices de suicídio, com 31,57% dos profissionais do sexo relatando tentativas de suicídio. (ResearchGate, 2023). Esses dados sublinham a necessidade de intervenções que promovam resgate da identidade e conscientização.
O curta é baseado na história real de Dani Cristine. Sua história tem gerado um impacto de esperança por onde passa e pode ser evidênciado nos milhares de comentários no vídeo que conta sua história, no seu canal no YouTube que possui 171 mil inscritos, milhares de pessoas se identificam com sua jornada. Em 2021, Dani publicou seu livro 'Querida Dani', apresentando o resgate da sua identidade. Ela trocou as danças como stripper pelo balé, onde reencontrou seu sonho de infância. Ao contar essa transformação no cinema, o curta se torna um convite à reflexão.
A proposta do curta é relatar o retorno da malícia para inocência por meio de uma fábula onírica onde a Dani reencontra figuras de sua infância. O resgate da sua identidade, no entanto, se dá quando ela mesma de sete anos lhe entrega uma sapatilha. O projeto se torna ainda mais relevante ao nos convidar a acreditar que, por mais distante que a vida nos leve, sempre há um caminho de volta àquilo que nunca deixamos de ser.
Por fim, “A menina e o balão” é uma obra cuidadosamente pensada em sua linguagem cinematográfica. As cenas do balão fazem referência ao clássico Le Ballon Rouge, de Albert Lamorisse, evocando sua simbologia de liberdade e inocência. Ao dialogar com esse legado, o curta reforça a expressão poética que fará o filme ser lembrado.