Apoie o projeto Mulheres Transformam , uma causa do Instituto Vakinha. Clique aqui!
Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Saúde / Tratamentos
Ajude salvar meu pai!
ID: 2984077
Americana / São Paulo
Ajude salvar meu pai!
  • +
73 corações recebidos
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Arrecadado
R$ 39.540,05
de
Meta
R$ 35.000,00
Apoiadores
356
Sobre
Atualizações0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 17/07/2022

Em novembro de 2021, após se sentir mal por vários dias, meu pai Deocrecio Bertassin de 63 anos foi levado ao posto médico da cidade de Itirapina no interior do estado de São Paulo, ele vivia ali com a minha mãe Rosangela.

Foram quase 2 meses de luta para então chegar a um diagnóstico plausível que o meu pai estava com carcinomatose peritoneal por adenocarcioma, com sítio primário oculto.

O seu tratamento quimioterapico foi iniciado na cidade de Sao Carlos, também interior de São Paulo. Após 3 meses o seu quadro não teve melhora, somente perca de peso, necessidade constante de fazer paracentese abdominal para aliviar a pressão da cavidade abdominal, retirando o líquido alí presente.

Nesse mesmo período, a minha mae Rosangela, foi diagnosticada com câncer de mama, ela iniciou o tratamento também em São Carlos junto com meu pai.

O tratamento cirúrgico inicial dela foi realizado em hospital privado, devido a morosidade do agendamento público e severidade do seu caso, o oncologista que a encaminhou para a Santa Casa conseguiu que os dois tivessem o atendimento juntos, ajudando a família com menor mobilidade e menor impacto financeiro.

Como não bastasse, a minha sogra foi diagnosticada com câncer de mama neste mesmo período, o tratamento seguiu inicialmente privado, e agora está no setor público fazendo o tratamento  quimioterápico.

Após o tratamente de 6 meses (3 ciclos de quimioterapia) não houve melhoras no quadro do meu pai, o sistema de saúde público não deu alternativas para ele, somente a alternativa de parar a quiomiterapia. 

Não conformando com a situação fui procurar por outros médicos para explorar outros caminhos, conseguimos uma consulta privada na Beneficência Portuguesa em São Paulo, com o Dr. Lucas Vieira dos Santos, especialista de câncer gastrointestinal, ele nós deu esperança e está devoto a descobrir a origem do câncer, para isso pediu novos exames.

Contudo, para que o meu pai consiga continuar com tratamentos quimiterápico é necessario que ele melhore a sua saúde atual, pois ele não esta conseguindo andar sozinho, não consegue ir ao banheiro com autonomia e tão pouco ingerir alimento em quantidade normal para um adulto, devido ao líquido que volta aumentar sempre no seu abdomem.

Além de dor constante abdominal, ele sente enjoos, sensação de estar sempre cheio e com imensa dificuldade de engolir líquidos.

A sua dieta está em 1 a 2 ovos por dia e meio copo de água, seu peso caiu de 80 kilos para menos de 60 kilos, insustentável para uma pessoa de 1,63 cm de altura.

O Dr. Lucas indicou o início de um tratamento chamado PIPAC, que é uma sigla para quimioterapia aerossol intraperitoneal pressurizada, é um novo meio de quimioterapia utilizado para o tratamento de metástase peritoneal.

Pacientes com metástase peritoneal tem uma expectativa de vida diminuída em comparação aos pacientes com metástase localizadas em órgãos sólidos.

Isso se deve à existência de multifatores, incluindo a dificuldade terapêutica da quimioterapia sistêmica, ou seja, a quimioterapia endovenosa, uma vez que o peritônio não é bem vascularizado,  a quantidade de sangue que chega ao peritônio é muito pequena, e, além de chegar um volume diminuído, os vasos sanguíneos presentes em sua maioria no peritônio são de baixo calibre, o que diminui a distribuição final desse fármaco no local desejado.

Desse modo, o surgimento da PIPAC vem como uma alternativa bem sucedida para o tratamento desses pacientes, já que pode diminuir significativamente os sintomas, e uma vez que a técnica se dá pela aplicação da quimioterapia de forma laparoscópica, através de uma ou, no máximo, duas pequenas incisões no abdome, sendo um procedimento pouco invasivo e agressivo. 

É utilizado um aerossol para aplicar o fármaco no peritônio de forma direta e o mais homogênea possível. Esse procedimento ocorre em média a cada 6 semanas.

Com o tratamento PIPAC ajudará ele a continuar com o tratamento quimioterápico e ter uma vida mais estável no sentido de poder comer direito e ficar forte o suficiente para atravessar essa tempestade.

O grande problema para esse tratamento é que ele é temporário, altamente custoso e nem a saúde pública e nem convénios cobrem.

A cada aplicacao custa em torno de 35 mil reais, a cada 6 semanas/8 semanas. Além disso, esse tratamento deve ser feito junto com quimiterapia para poder ter efeitos concretos.

Os novos exames pedidos pelo Dr. Lucas, buscam encontrar marcadores cancerígenos para poder aplicar hormonoterapia ou outro tipo de abordagem quimioterápica.

Os novos exames devem estar prontos dentro de 1 mês com isso poderemos ter uma ampla noção de como o meu pai pode ser salvo dessa doença tão terrível.

Eu sei que se eu estivesse na situação nesse momento, meu pai e minha mãe moveria o mundo para poder me ajudar, eles faziam isso quado eu era pequeno e vivia com problemas de saúde.

Eu e meu irmão e minha irmã estamos dispostos a vender a casa, para ter mais tempo com eles, pois são pessoas maravilhosas, com amor que transborda. Porém, mesmo com a venda de tudo, não seria o suficiente para arcar com todos os custos.

Caso necessite de hormonoterapia, iremos batalhar na justiça para ter acesso a este tratamento.

Com o PIPAC ele já se beneficiaria com esse tratamento, porém é contínuo e tem um alto custo e a saúde pública não faz esse procedimento, por isso estou aqui. Para custear o primeiro ciclo do PIPAC.

Sinto que a cada dia a saúde do meu pai esta indo embora, mas tenho esperança se todos ajudarem com um pouco, podemos chegar ao tratamento que dará a ele, muito mais anos de vida e muitas mais histórias para serem contadas.

Se voce leu até aqui, eu agradeço do fundo do meu coração, acredito que as orações e até a empatia fazem toda a difirença na situação atual.

Obrigado e peço que o Deus lhe de tudo em dobro.

Raphael Bertassin

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.