Nas últimas semanas foi informados de inúmeras formas a presença do COVID-19, popularmente conhecido como Coronavírus, no Brasil. Com seu alto poder de transmissão, esse vírus se alastrou pelo mundo todo e nos forçou a rever nossos hábitos e adaptar nossas rotinas. Como por exemplo, obrigando a população a se mantermos em uma estado de isolamento social.
Porém, a escolha de um isolamento social dentro de um contexto periférico e favelado ganha outro debate quando pensamos nas limitações de recursos dentro desses espaços. Durante a semana, foi possível observar diversas notícias de moradores/trabalhadores, formais e informais, que foram obrigados a sair de suas casas, colocando suas famílias e a si em risco para cumprir suas necessidades financeiras e acabaram indo contra as ordens recomendadas pelo Ministério da Saúde. Nenhum suporte por parte do Governo foi dado a esses moradores, sendo necessário que algumas organizações criassem ideias de defesa autônomas dentro desse espaços para garantir a prevenção e higienização correta contra o vírus #COVID19.
O Favela Terapia, em suas redes sociais, tornou a divulgar notícias, denúncias e locais de arrecadações que estão oferecendo suporte aos trabalhadores/moradores que estão tendo seus direitos básicos negligenciado. Com isso, nos questionamos sobre o suporte governamental que iria ser dado às favelas, periferias e pessoas em situação de rua.
O que fazer quando a ordem de isolamento é dada para quem não tem a escolha de se isolar? Diversas pessoas tem seus direitos de moradia e saúde constantemente roubados. Dentro de uma situação de epidemia, resolvemos criar uma ação voluntária e autônoma de arrecadação que garantisse minimamente uma prevenção do COVID-19 as pessoas em situação de rua.
Como você pode ajudar/doar? Através da nossa vakinha online com a meta minima de R$ 1.000,00 para a compra URGENTE de materiais de higiene e água.
Quero ajudar. Não tenho a grana, mas posso doar o material. Como faço?
Entre em contato conosco. Marcaremos um lugar e dia especifico de arrecadação dentro dos territórios da Zona Norte e Baixada Fluminense.
Quero ajudar com menos do que o valor minimo pelo Vakinha e agora?
Banco do Brasil:Conta Corrente.Ag: 751-XConta: 85067-5
A doação que você fizer será MUITO importante e necessária para prevenção de quem não pode permanecer dentro de casa.
Colabore!