Inaugurada oficialmente em julho de 2007 como o primeiro espaço comunitário de fomento à leitura no bairro, a Biblioteca Popular do Coque funciona, acima de tudo, como um ponto de convergência de pessoas e ideias sobre como transformar a realidade de carência em políticas públicas relativas à educação e cultura na comunidade do Coque.
A biblioteca é uma iniciativa coletiva. Surgiu a partir da união entre pessoas e grupos, a exemplo da ONG Núcleo Educacional dos Irmãos Menores de Francisco de Assis – NEIMFA, da Igreja São Francisco de Assis, do coletivo Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis – MABI e de alunos de graduação em Comunicação Social da UFPE, a partir do projeto Coque Vive de extensão universitária. Esses grupos, que já desenvolviam ações sociais na comunidade, acreditaram que a existência da biblioteca estimularia na comunidade não só o gosto pela leitura, como também a valorização da pequena casa na Rua Centenário do Sul como um espaço legitimamente público provocando, consequentemente, o despertar do papel político de cada um dentro dele.
Nestes 10 anos de existência, a biblioteca cresceu. Com um acervo qualificado e atualizado, com aproximadamente 2.120 livros de literatura infantil, juvenil e adulto, mais de 300 crianças, adolescentes e adultos cadastrados e mais de 2.000 pessoas atingidas indiretamente pelo projeto, a biblioteca vem se tornando um espaço cada vez mais importante e presente na comunidade.
Atualmente, a Biblioteca Popular do Coque é integrante da Releitura – Bibliotecas comunitárias em rede, cuja integra com mais seis bibliotecas da Região Metropolitana do Recife; e integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias – RNBC, na qual faz parte com mais de 113 bibliotecas espalhadas em todo o Brasil.
O nosso espaço é aluga e a dona está pedindo a casa para poder vender, não possuímos o dinheiro para a compra, sem ele teremos que fechar a biblioteca e encerrar esses 10 anos de atividades e promoções da leitura na comunidade. Pedimos a todos que nos ajude a manter esse espaço aberto por muitas décadas que ainda virão realizando a compra. Ela está pedindo R$ 50.000,00 reais na casa, mas pode haver negociação para a compra, ou poderemos comprar outro espaço na comunidade.