Na manhã de sexta-feira (22/03/24), a Casa Volante morada da família PAM, e que recebe desde 2019 o Festival Arte no Mato com tanta alegria e hospitalidade, infelizmente pegou fogo acidentalmente. A casa estava em fase final de reforma para receber novas atividades e projetos. Toda a casa, construída pelas mãos de Jeanne e Guilherme, foi consumida pelo fogo, equipamentos foram perdidos, cenários do teatro e todos os pertences pessoais.
Pedimos a todos ajuda para recuperarmos esse espaço e reconstruirmos essa história.
HISTÓRIA
Criada em 2009 pelos artistas Guilherme Pam e Jeanne Kieffer, a Casa Volante é um importante ponto da cultura mineira que nasce no interior de Minas Gerais.
A casa foi construída do zero pelo casal bonequeiro, criador de traquitanas e cinema de animação, às margens do lago de Furnas, na comunidade de Arauna, zona rural de Guapé/MG. Em contato direto com a natureza criaram lá seus filhos Otto, Rita e Jorge.
A Casa Volante é um espaço multidisciplinar, para encontros, trocas, para pesquisa e desenvolvimento de projetos artísticos, culturais, agroecologia e bio-construção. Recebeu e produziu diversos projetos culturais, entre eles, o Festival Arte no Mato que celebra a cultura local e regional desde 2019. É também um espaço de articulação da rede do Circuito Cultural Canastra Rio Grande.
A Casa Volante e suas ações tem o papel de valorizar o germinar de novas expressões, que nascem sem a necessidade de migrar para áreas urbanas. Abre um novo olhar sobre as belezas e as potencias que têm os territórios rurais, em um trabalho mútuo entre a cultura, a arte e a preservação ambiental.
Ajude com o que puder. Compartilhe com os amigos. Toda força a família PAM e a Casa Volante.
VAI REFLORESCER!