APRESENTAÇÃO
Este documento é uma proposta de trabalho para a cidade de Tambaú envolvendo a implantação do projeto “Municípios 2050”, acompanhada do desenvolvimento de estratégias de formação e capacitação de técnicos que possam, num curto espaço de tempo, ter competência técnica para administrar, implantar, gerir e coordenar um processo de Desenvolvimento Socioeconômico eficaz e integrado aos movimentos de expansão econômica local, regional, nacional e mundial.
O “Tambaú 2050” se consolida em um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo e, tem como foco o desenvolvimento econômico e social do município e a geração de emprego e renda. Deverá estar integrado às ações de desenvolvimento econômico da Prefeitura do Município proporcionando, efetivamente, maiores e melhores resultados da cadeia produtiva local (Agricultura, Comércio, Indústria, Serviços e Turismo) e, estimular a criação de leis de incentivos municipais e políticas públicas que criem e atraiam novos negócios.
Considerando o caráter suprapartidário que o “2050” exige, este trabalho deverá ser feito por instituições que tenham visão de médio e longo prazo, foco no desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda e, principalmente, que esteja envolvida com os movimentos econômicos do município, da região, do Estado de São Paulo e do Brasil.
Importante ressaltar que em função do caráter suprapartidário deste trabalho, uma vez que o mesmo não pode sofrer solução de continuidade e estar sujeito a alterações de rumo, a cada mudança de poder nos cargos do legislativo, e, ou, executivo, a prefeitura deverá ser parceiro e apoiador, mas não a única responsável pelo projeto.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO: DETALHAMENTO
A proposta de trabalho para o projeto TAMBAÙ 2050 tem a duração de 10 meses e é composto de 3 etapas:
ETAPA 1- Diagnóstico socioeconômico;
ETAPA 2- Consulta Pública;
ETAPA 3- Redação do Plano TAMBAÚ 2050.
Nesta proposta incluímos mais duas Etapas a pedido da associação comercial que são as etapas:
ETAPA 4- Implantação do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e geração de emprego;
ETAPA 5- Implantação do Núcleo de ceramistas da telha vermelha.
Nosso parecer é que não é necessário aguardar a finalização do Tambaú 2050 para iniciar a Etapa 4 que é a organização do município para captação de novos negócios e geração de emprego e renda. Outras experiências e trabalhos que estamos desenvolvendo optaram por começar esta fase desde o começo. Mas deixamos nesta apresentação em separado para que esta opção seja considerada.
TAMBAÙ 2.050
ETAPA 1 - Diagnóstico socioeconômico
O Diagnóstico socioeconômico consiste numa leitura das dinâmicas produtivas e sociais, oferecendo uma compreensão do comportamento setorial da cidade e da região, bem como de cidades polarizadoras. Essa análise converge para o reconhecimento dos diversos segmentos econômicos que poderão se tornar oportunidades de negócios, além de um refinamento das análises sócio econômicas, mediante o seu monitoramento territorial (suas localizações atuais e futuras), de modo a maximizar e objetivar as ações necessárias nos territórios municipais e regionais. Trata-se de uma leitura sobre o comportamento social e econômico analisando os principais setores da economia e identificando potencialidades.
O diagnóstico da estrutura socioeconômica regional e local baseia-se fundamentalmente na necessidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Tambaú de informações e dados seguros que apoiem a elaboração de políticas que poderão fomentar o crescimento orgânico já existente e aquele que será induzido pelo replanejamento socioeconômico da cidade, além de instrumentalizar os investidores no fomento aos negócios atuais e futuros e as Políticas Públicas adequadas.
O Banco de Dados, que se será desenvolvido, representa uma ferramenta de análise, planejamento e objetividade de ação que irá permitir lograr resultados eficientes para o município, aumentando a atração de investimentos públicos e privados, a partir das n demandas de mercado constatadas e, principalmente na geração de emprego e renda.
Neste sentido, o município de Tambaú promoverá o desenvolvimento dos principais eixos econômicos municipais, bem como, dos municípios lindeiros e, produzindo novos e atrativos negócios.
Estes diagnósticos permitem a implantação de um trabalho de extenso planejamento, considerando as potencialidades do município e da região, verificando as sinergias, com capacidade para integrar as forças econômicas e políticas do município em torno de um único objetivo: aumento da renda e geração de emprego, logo, com ganho para toda população da cidade.
O diagnóstico se constituirá os seguintes tópicos:
1. Introdução – Apresentação, justificativas e descrição sumárias do trabalho
Histórico – município: apresentação, potencialidades/vocação
Mapeamento temático:
3.1. Perfil social e econômico do Município – Com base de dados FIBGE, RAIS-CAGED, SEADE, IEA, entre outros. (Demografia, Escolaridade, PIB, IVA, Emprego, Empresas, Serviços Hospitalares, Demandas Sociais,
3.2. Indicadores Locais e Regionais dos dados.
4. Análise do Município de Tambaú (Atividades e Potencialidades)
4.1 Polos Econômicos - ACIST
4.2 Agricultura
4.3 Comércio / Serviços
4.4 Indústria (empresas)
4.5 Turismo
4.6 Renda média
5. Análise das Dinâmicas Regionais e de polarizações econômicas
5.1 Identificação dos municípios vizinhos
5.2 Perfil demográfico - população e domicílios
5.3 Renda média
5.4 Clusters (Empresas e funcionários)
5.5 População
6. Mercado Exterior
6.1. Importação / Exportação
6.2. Empresas/empregos
ETAPA 2: Consulta pública e pesquisa junto à população para identificar quais as demandas da população com visão de curto, médio e longo prazo.
A participação popular, além de ser legalmente exigida pelo Estatuto das Cidades nos projetos de planejamento e gestão, é um fator decisivo para a perpetuação e sustentabilidade dos projetos rumo à cidade desejada. As decisões de desenvolvimento socioeconômico somente têm viabilidade na medida em que são sustentadas por uma comunidade pactuante com as mesmas.
A participação social é induzida através de instrumentos de comunicação que têm papel fundamental no processo de planejamento da cidade para a mobilização e engajamento da população. Neste sentido, vai muito além de simplesmente informar o andamento das atividades, tendo a função decisiva de fomentar a participação dos diversos setores da sociedade. Este aspecto tem profundas consequências e é determinante para o sucesso do projeto tendo em vista que o planejamento resultante será tão forte quanto for sua adesão pelos diversos atores sociais, pois este serão seus desenvolvedores.
Além disso, informar sobre os detalhes e etapas do processo são função de todos os atores envolvidos, dentre técnicos, poder público e sociedade civil, na construção da sinergia entre as proposições e decisões do planejamento e, por outro lado, as expectativas e anseios da população.
Uma comunicação eficaz alinha expectativas, corresponsabiliza a todos e diminui divergências entre os diversos atores. Além disso, informar sobre os detalhes e etapas do processo de discussão da cidade são funções de todos os atores envolvidos, dentre técnicos, poder público e sociedade civil, na construção da sinergia entre as proposições e decisões do planejamento e, por outro lado, as expectativas e anseios da população.
AÇÕES DESTA ETAPA
Encontros com os seguintes públicos: entidades em geral, integrantes do poder legislativo, imprensa local e gestores municipais, população de bairros, jovens e grupos sociais entidades que reúnem personalidades atuantes nas proposições, decisões e ações nas diversas áreas como meio ambiente, saúde, educação, urbanismo, etc.
Pesquisas sociais: A população necessita ver seus anseios oficialmente representados no processo. As pesquisas sociais são ferramentas precisas que oferecem um olhar global e também setorizado das maiores necessidades sociais quanto aos eixos de investigação da oferta de serviços, espaços e equipamentos públicos, meio ambiente, mobilidade, segurança, habitação e saneamento. As pesquisas sociais têm o importante papel de orientar políticas públicas municipais cada vez mais condizentes com a realidade dos munícipes. Não somente para a gestão pública, os resultados obtidos também são um importante instrumento para qualquer instituição atuante no município, como entidades de ensino e pesquisa, de assistência e até mesmo o comércio. Serão utilizadas ferramentas online de pesquisa, que facilitam o recolhimento e a organização dos dados. Ao final das pesquisas será confeccionado um relatório completo com os resultados e sua análise.
ETAPA 3: Redação do Planejamento socioeconômico estratégico “Tambaú 2050”
Esta etapa incorpora recomendações para dinamizar a economia local e direcionamentos para um crescimento econômico consistente, sempre com a visão de curto, médio e longo prazo, ancorada em ações estruturadas e coerentes decorrentes das análises e potencialidades identificadas no diagnóstico conforme etapas anteriores.
A consolidação de dados propicia o melhor conhecimento da realidade do município, permitindo embasar políticas públicas, de maneira adequada à visão de longo prazo.
O maior benefício para a população, de uma maneira geral, é poder conhecer em detalhes as questões mais importantes de sua cidade, participando ativamente do processo debatendo e definindo, de maneira efetiva, os cenários da vida futura no município. Enxergamos o planejamento estratégico de longo prazo em uma perspectiva processual: um percurso por meio do qual há o engajamento e alinhamento de expectativas entre os diversos agentes sociais, que tem como produto final uma sociedade sinérgica aos projetos propostos no resultado do planejamento.
De maneira sinérgica como interesse público, as empresas locais poderão utilizar resultado do estudo para planejar seus investimentos futuros, adequar suas expectativas a um cenário sistêmico, otimizar competições e direcionar interesses para o melhor desempenho de seus esforços.
Esta etapa incorpora recomendações e direcionamentos para um crescimento consistente de Tambaú – de curto, médio e longo prazo, ancorado em ações estruturadas e coerentes.
O objetivo do plano estratégico, dentro de sua abordagem de desenvolvimento econômico, é a determinação de oportunidades, de acordo com uma visão de futuro definida pela própria sociedade local.
O plano de Mercado apresentará o dimensionamento de demanda para os diversos segmentos a serem desenvolvidos na cidade, desde os clusters industriais, como os setores de serviços, comércio e imobiliário.
Fazem parte deste plano:
• Projeções
• Plano de Mercado
• Visão de Futuro
• Estratégias de Desenvolvimento
• Projetos Estratégicos
AÇÔES OPCIONAIS
ETAPA 4: Implantação do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e geração de emprego composto de:
Banco de Empregos (caberá ao contratante uma definição de nome definitivo)
Sistema de informações, que agrega dados sobre o mercado de trabalho do município. Neste sistema de informações estarão todos os cidadãos nascidos ou que moram na cidade há mais de três anos, que estão procurando emprego e também, todas as vagas que as empresas da cidade estão oferecendo.
Na verdade, o “Banco de Empregos” busca fazer a integração entre as vagas de trabalho que o mercado local oferece e os cidadãos que estão buscando por uma vaga de emprego. Este banco é também um instrumento para o controle e acompanhamento do desemprego local e o desempenho do mercado, tanto na qualificação profissional, quanto na empregabilidade, além de fornecer dados fundamentais para a gestão da mão de obra tal como idade, escolaridade, sexo, experiência profissional e outros. Serviço gratuito para o trabalhador e para as empresas.
Fomento ao empreendedorismo local
• Criar e/ou otimizar parcerias com o SEBRAE e demais instituições que focam suas ações na formação empreendedora, contribuindo no fomento ao empreendedorismo local para crianças, jovens e adultos através de eventos, cursos e práticas com o tema empreendedorismo.
• Fomento ao empreendedorismo nas escolas de segundo grau e alunos de escolas técnicas e universidades da região, de modo a promover cada vez mais o desenvolvimento de projetos de finalização de curso que possam ser transformados em novos negócios para o município de Tambaú.
Plataforma de Divulgação da Cidade e geração de negócios
• Orientação na criação e operação do site em 3 línguas e demais mídias sociais
. Mapeamento do Distrito Industrial;
. Estabelecimento de canal de comunicação com Empresas Locais (Principalmente Indústrias significativas);
Mapeamento do Comércio, Serviços e Agricultura;
. Eventos e parcerias (Universidades, Negócios);
Criação do mailing;
Captação de negócios para a cidade.
ETAPA 5: Implantação do Núcleo de ceramistas da telha vermelha. (OPCIONAL)
Esta Etapa 5 foi desenvolvida a pedido da direção da Associação Comercial de Tambaú como caráter emergencial com duração de 10 meses. O grande objetivo final é gerar vendas para pelo menos 15 ceramistas produtores de telha vermelha de forma a garantir a sobrevivência das mesmas para num curto espaço de tempo. Foi idealizado uma ação conjunta integrando intervenções e consultorias do SEBRAE, da Escola SENAI de São Bernardo do Campo especialista em Cerâmica Vermelha e a montagem e organização de uma espécie de central de vendas operada pela Associação Comercial como prestadora de serviços de vendas de Telha Vermelha. O SENAI deverá padronizar a telha a ser comercializada e poderemos definir uma espécie de selo para esta telha como por exemplo TELHA TAMBAÚ.