A gestão CAZOO 2018/2019 “A Voz da Zoo”, composta pelos membros Denyus Augusto de Oliveira Padilha (presidente), Emanuella Cristina Rocha Campos de Jesus (vice-presidente), Felipe Ricardo Pasini (1º secretário), Annelise Schneider Mercer (2º secretária), Mayara Cristina de Lima (tesoureira), Vanessa Aparecida Chek (esportes), Gabriel Lemos Zoch Matthes (eventos), vem a público, esclarecer sobre os últimos acontecimentos ocorridos no CAZOO.
Hoje (11/03/2019), por volta das 07h00, um dos membros da atual gestão e alguns acadêmicos do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao chegarem no CAZOO se depararam com a porta de uma das salas internas do centro acadêmico arrancada, o armário interno com o cadeado rompido, os cadeados das duas geladeiras e de um freezer arrancados, e todo o caixa do CAZOO e da organização da Brutaria, que ao todo girava em torno de R$3.500,00, furtados. Logo em seguida, nós membros da gestão fomos prontamente atrás de tentar resolver a situação, conversando com os seguranças do Setor de Ciências Agrárias sobre o fluxo de pessoas que entraram no fim de semana no local, e obtemos a informação de que ocorreu uma movimentação maior de pessoas no sábado (09/03/2019), data do provável dia em que furtaram o CAZOO.
No entanto, fomos avisados que dentro do Setor de Ciências Agrárias apenas duas câmeras estão funcionando, e que há alguns meses não é necessário apresentar a documentação na portaria aos fins de semana, após as 13h (horário em que aos sábados já não é considerado período de aula), das pessoas que acessam o interior do setor. Devido a isso, prontamente fomos a Policia Civil e Federal formalizar o ocorrido, efetuando o boletim de ocorrência, além de realizarmos duas reuniões no período da tarde, sendo a primeira com os representantes dos centros acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária, para ter um parecer sobre o que aconteceu no fim de semana no campus (onde eles estavam presentes), e uma segunda reunião com o vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, o que resultou também em uma confirmação sobre o déficit na segurança que atualmente ocorre no Setor de Ciências Agrárias, e na UFPR como um todo.
Desde que assumimos a gestão do CAZOO, procuramos sempre tornar o ambiente o melhor possível, promovendo melhorias, e trazendo formas de contribuir com os alunos, como por exemplo, a venda de bebidas nas geladeiras do CAZOO (que incluem refrigerantes, sucos e achocolatados). Sendo assim, dentro das geladeiras mantínhamos um copo com dinheiro para realizar o troco das vendas, ao invés de manipular o dinheiro que ficava presente dentro do armário interno a sala que foi furtada. Assim como o dinheiro que estava dentro desse armário, o dinheiro presente dentro das geladeiras também foi furtado.
Mas vocês podem nos questionar: “Mas porque a gestão mantinha dinheiro em espécime dentro do CAZOO?”. Em síntese, o CNPJ do CAZOO está em situação irregular há anos, desde gestões anteriores a nossa, o que nos impossibilita de abrir uma conta pra mantê-lo no nome do CAZOO vinculado a um banco. Um dos objetivos da nossa gestão sempre foi arrecadar dinheiro com o lucro da Semana Acadêmica desse ano, e limpar o CNPJ, para proporcionar que as futuras gestões tivessem isso resolvido.
Mas ainda assim, as pessoas podem indagar que agimos errados em manter dinheiro no CAZOO, e realmente, a gestão A Voz da Zoo errou. Erramos em confiar demais, em acreditar que o ambiente da universidade proporcionasse algum tipo de segurança. O que aconteceu com o CAZOO não foi nem de longe um caso isolado, pois a UFPR atualmente vem tendo semanalmente diversos relatos de furtos de carros, roubos de pertences e afins. O ponto é: o sistema de segurança dentro da universidade está precário, em situação de completo descaso do poder público, e deixa toda a comunidade acadêmica com o sentimento de medo, e indagando “Quem será o próximo?”.
Infelizmente, o dinheiro que foi roubado do CAZOO fará uma grande falta para nós, pois sem ele nós ficamos literalmente zerados. Todo esse ocorrido reflete diretamente em planejamentos de projetos que a nossa gestão teria para realizar, como a Semana Acadêmica de Zootecnia que iria ocorrer entre os dias 6 e 10 de maio de 2019, e que nas atuais circunstâncias é inviável de acontecer, o que provavelmente resultará no adiamento desta data, ou quem sabe até, o cancelamento. O que nós da gestão A Voz da Zoo temos a pedir a vocês, comunidade acadêmica, alunos de Zootecnia da UFPR, alunos da UFPR, é que nos ajude. Nós do CAZOO agradecemos imensamente o apoio que tivemos imediato dos centros acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária, e reiteramos que toda ajuda será bem-vinda para nos reerguemos e seguirmos em frente.
Em 2018, perto do início das candidaturas para chapas do CAZOO 2018/2019, depois de formarmos a chapa, nos questionamos qual seria um nome que nos caracterizasse, e rapidamente A Voz da Zoo foi escolhido. Nós membros da atual gestão do CAZOO nos intitulamos A Voz da Zoo, a VOZ da Zootecnia na UFPR, e hoje tentaram calar nossa voz. De fato, foi uma situação que nós não esperávamos, e isso nos afeta emocionalmente, mas reiteramos com vocês alunos, ex-alunos, professores, e toda a comunidade acadêmica: Tentaram calar a nossa Voz, mas NÃO vão conseguir.
Contamos com o apoio de vocês!
Atenciosamente, Gestão CAZOO 2018/2019 A VOZ DA ZOO.