Iniciei meus estudos de música ainda antes de aprender a ler, dedilhando valsas e melodias populares no violão. Mais tarde, comecei a fazer aulas de violino na igreja, e logo surgiu o interesse pelos instrumentos de orquestra. No ensino médio através da orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conheci o contrabaixo, imediatamente me encantando pelo som do instrumento. Ali começou minha história com a música sinfônica.
Porém, como se tratava de um instrumento bastante caro, toquei alguns anos com um contrabaixo emprestado do instituto. Neste meio tempo, o professor Gustavo Fontes havia recém retornado da Alemanha (onde realizou duas pós-graduações em instrumento) para Florianópolis e pude iniciar aulas particulares de contrabaixo diretamente com um dos melhores contrabaixistas do país.
Concluí a graduação em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com ótimo desempenho acadêmico, participando de diversas atividades de extensão, tocando na Orquestra e no grupo de música antiga e cantando no Madrigal. Também fui monitor de Harmonia e Teoria musical por dois anos seguidos. Na UDESC fiz excelentes amizades que me impulsionaram em direção a meu sonho de estudar no exterior.
Em 2018 mudei-me para São Paulo para estudar na Escola Municipal de Música, no complexo da Praça Das Artes, onde o professor Gustavo havia sido convidado a lecionar. Rapidamente me destaquei entre os alunos de contrabaixo e logo ingressei na Orquestra Experimental de Repertório e, mais tarde, também na Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, onde recebi prêmio como solista ao contrabaixo, executando o concerto de Vanhal com acompanhamento da orquestra.
Participei dos mais importantes festivais de música do Brasil, incluindo três edições do festival de Campos do Jordão, duas edições do Gramado in Concert e duas edições do Festival de Música de Santa Catarina, onde realizei Master classes com alguns dos maiores professores de contrabaixo da atualidade.
Recentemente realizei uma audição online para a seleção de mestrado em solo contrabaixo na universidade de música de Saarbrücken e fui aprovado com nota máxima! Para a matrícula no curso, que é público, é necessário o pagamento apenas de taxas administrativas. Depois da matrícula o curso tem início no dia 15 de outubro de 2021.
Porém, ainda é necessário dinheiro para me manter nos primeiros meses no país e também para solicitar o visto, que exige uma comprovação financeira para o período de permanência na Alemanha. Estou buscando meios para conseguir apoio financeiro e também coloquei à venda meu instrumento para ajudar com os custos.
Abaixo um resumo dos valores que devem ser pagos para conseguir dar início ao meu sonho:
Estou buscando outros meios para conseguir apoio financeiro e por isso estou vendendo meu contrabaixo, para mais informações: