Abrir uma vaquinha online para arrecadar dinheiro é muito fácil. Em apenas alguns minutos você cria e já está apto a receber doações por boleto bancário e cartão de crédito.
A dificuldade está em conseguir doações. Seja você tímido ou extrovertido, o fato é que é sempre desconfortável abordar pessoas para pedir dinheiro. Não importa o quanto a causa seja nobre.
Por isso mesmo, fizemos um estudo em artigos sobre o assunto e reunimos 8 dicas bem legais que ONGs e entidades assistenciais usam para arrecadar dinheiro. Todas elas vão te ajudar a conseguir mais pessoas, mais dinheiro e mais engajamento na sua campanha. Essas dicas são complementares as 13 dicas que já demos aqui.
Vamos a elas!
Saber contar uma boa história é algo que faz toda a diferença. Essa foi uma característica que todas campanhas de sucesso tiveram. Uma boa narrativa vai gerar empatia e tornar a sua história pessoal para outras pessoas. Por isso, sempre deixe claro o por que da sua campanha existir. Demonstre os resultados que você espera atingir com o sucesso da campanha. Uma dica de como fazer isso?
“Esse é o Fulano. Ele era uma criança de 15 anos muito alegre, estudiosa e cheia de vida. Até que o destino pregou uma peça na família e ele adoeceu. Agora a família busca apoio financeiro para custear o tratamento. (…)”
Note que muitas ONGs não fazem campanhas do tipo “ajude as crianças”, mas sim focando em uma criança específica. Isso faz toda a diferença! Contar a história de alguém ajuda a envolver mais as pessoas e aumenta as chances de doação.
Pode ser um logotipo, uma #hashtag, um slogan… o fato de você investir tempo em criar algo que facilmente identifique a sua campanha ajudará a engajar as pessoas em prol da sua meta.
Uma campanha com identidade vai te ajudar a criar uma página no Facebook, uma conta no Instagram, um evento, entre outros. E facilitará para você disseminar a sua história.
Você pode contar toda a sua história em um texto bem escrito, mas admita: poucas pessoas irão de fato ler até o fim. As pessoas se engajam muito mais com imagens, e o vídeo hoje se tornou algo essencial em uma campanha. E nunca foi tão fácil gravar um vídeo, você não precisa ser um especialista para contar a sua história. Um simples vídeo com você contando a história já vai ajudar a engajar as pessoas.
“Olá! Eu me chamo Fulano, tenho XX anos e eu queria rapidamente explicar o motivo dessa campanha. Minha família foi surpreendida por essa doença em 20XX e desde então lutamos diariamente para vencê-la. (…) Com a sua ajuda, tudo será possível!”
Use o vídeo na sua página da campanha e também para divulgar nas redes sociais. O ideal é você não passar de 1 minuto, pois além de aumentar as chances das pessoas assistirem até o fim, também permite que você use o vídeo em todas as redes sociais. Ao final do vídeo, você precisa ter contado a história e dado motivos reais para receber doações. E não esqueça de divulgar o link da campanha 🙂
É a principal dica que damos para todas as pessoas que começam as campanhas, e que também é a dica de ouro das ONGs de sucesso: sempre comece a sua campanha divulgando para a sua rede de familiares, amigos e seguidores. São essas pessoas que darão autoridade, credibilidade e confiança para receber doações.
Por isso, antes mesmo de lançar a sua campanha já deixe seus familiares e amigos cientes de que você precisa de ajuda. E não deixe-os doar por outros meios além da sua campanha! Pois o que você precisa é movimentar vaquinha.
A grande maioria das campanhas de sucesso indicam que entre 60-80% do dinheiro arrecadado vem da rede conhecida. Faz sentido começar por ela, não é?
Se você não sabe como abordar seus amigos para pedir doações para a sua campanha, peça para que ele compartilhe sua campanha nas redes sociais dele. Isso é bem útil quando você precisa engajar seus amigos com os quais não tem mais tanto contato. Se necessário, escreva você mesmo uma mensagem para que ele apenas copie e cole.
“Oi Fulano! Minha campanha está no ar. Você pode me ajudar compartilhando o link nas tuas redes sociais? Isso vai me ajudar muito!”
Pedir uma doação não financeira, como essa, vai possibilitar três coisas: expandir a sua rede de pessoas que está sendo impactada pela campanha, gerar uma prova social de que sua campanha é confiável (outras pessoas, como seus amigos, estão validando ela) e, principalmente, pode acarretar no seu próprio amigo realizar uma doação.
É difícil pedir por doações, especialmente de altos valores. Por isso, uma forma de conseguir convencer as pessoas a participarem da sua campanha é pedir doações de baixos valores. No Vakinha, em especial, a doação mínima é de 25 reais. Por isso, use a estratégia de pedir para que as pessoas “façam contribuições de 25 reais ou mais” ou “a partir de 25 reais”.
“Oi Fulano! Minha campanha está no ar e estou muito empolgado com ela. Seria incrível se você pudesse doar para me ajudar. Apenas 25 reais já faria toda a diferença. Seria possível?”
Essa é a sua isca para fazer com que a pessoa acesse a sua campanha para doar. Se você trabalhar bem o seu texto e a sua campanha, você pode convencê-lo a doar mais! Como? Ofereça algum benefício exclusivo para quem doar 50 reais, por exemplo. Ou dê motivos claros para isso, como por exemplo, indicando que uma doação de 50 reais permitiria você a adquirir mais rapidamente um remédio.
Mantenha contato constante com as pessoas. Muitas das pessoas que você convidar para doar ou participar da campanha irá esquecer de fazer o que você pediu, e isso é normal. Estamos sempre atarefados e acabamos sendo engolidos por outras prioridades. Você pode lembrá-los da campanha, ou então contar como ela está indo. Use uma mensagem do tipo:
“Oi Fulano! Sabe a campanha que eu estou organizando? Ela já arrecadou mais de XXX reais essa semana. Eu estou muito feliz com o resultado! Me ajuda a divulgar ela ainda mais?”
Você já pediu doação e essa mensagem vai ajudar seu amigo a se lembrar. Pode ter certeza que é isso o que vai acontecer. Inclusive tivemos relatos de diversos criadores de campanhas, no Vakinha, que obteram ótimos resultados com essa tática!
Agradeça. Sempre. Para quem já doou. Para quem compartilhou. Para quem recebeu a sua mensagem. Agradecer é sua forma de retribuir o engajamento das pessoas.
“Oi Fulano! Muitíssimo obrigado pela sua colaboração. São pessoas como você que me fazem ter esperança de dar a volta por cima. Muito obrigado!”
E o melhor de tudo: vai te dar autoridade para fazer um novo pedido futuramente. As pessoas realmente apreciam ser agradecidas 🙂
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E aí? Gostou das dicas?
Teste elas agora mesmo e veja se você consegue resultados ainda melhores para a sua campanha.
Crie a sua vaquinha agora mesmo!