Criar uma vaquinha para arrecadar dinheiro, no Vakinha, é uma das formas menos burocráticas de financiar o seu objetivo. E com a participação ativa dos seus amigos e familiares! Quando uma campanha atinge a meta (ou parte dela) é uma alegria para os organizadores.
Mas aí vem a dúvida: como fazer o encerramento da vaquinha e garantir que todos os doadores sejam devidamente avisados? Neste artigo, vamos dar 5 dicas bem legais para ajudar você a encerrar com sucesso a sua campanha. Aproveite 🙂
As dicas abaixo vão te ajudar a organizar seu processo de encerramento da sua campanha. Você pode utilizar todas elas ou apenas algumas, conforme preferir. Vamos a elas!
A primeira dica é um tanto óbvia, mas sempre importante de ressaltar. Seja transparente sempre com seus doadores. Mantenha-os a par das decisões importantes da sua campanha, não esconda seus objetivos. Se você receber mais do que havia pedido, deixe claro para onde vai o dinheiro. Lembre-se: é a sua credibilidade que está em jogo.
Quando você decidir encerrar a sua campanha, opte por encerrá-la efetivamente no site do Vakinha. Fazer isso é bem simples: faça login e acesse no menu do site a opção “Minhas Vaquinhas”. Após isso, encontre a campanha que deseja encerrar, clique em “Gerenciar” e, logo em seguida, em “Contribuições Recebidas”. Vá até o final da página e clique em “Encerrar”. Pronto!
Dessa forma, sua campanha será oficialmente encerrada e não receberá mais doações.
O Vakinha tem uma funcionalidade bem legal que são as “novidades”. Ela funciona como um pequeno blog com notícias e atualizações sobre a sua campanha. E o melhor: quando atualizada, todos os doadores recebem um e-mail com sua atualização.
Para acessar, você precisa fazer login no site do Vakinha. Depois, acesse o endereço da sua vaquinha e clique na aba “novidades”. Você verá uma ferramenta para postar a sua mensagem para os doadores. Clique em “publicar” e pronto!
Você tem acesso aos emails de todos que doaram para a sua campanha. Por isso mesmo, nada melhor do que dedicar alguns minutos para escrever aquele e-mail bacana agradecendo a todos eles por terem acreditado e apoiado a sua campanha.
As pessoas se sentem engajadas em te ajudar de novo se você abrir um canal de comunicação com elas. Tenha a certeza de que isso fará toda a diferença!
Geralmente, quando alguém faz uma doação para uma campanha o intuito é garantir que o objetivo seja atingido. Então, quando o criador da vaquinha dedica algum tempo para manter seus colaboradores a par do andamento do projeto, isso traz resultados muito positivos.
Uma pessoa quando sabe que o impacto da sua doação realmente foi efetivo, terá muito mais chances de doar novamente para você (e para outras campanhas). Portanto, abrir este canal de relacionamento é muito importante.
–
E aí? Curtiu as ideias? Não esqueça de colocá-las em prática 🙂
E caso você ainda não tenha a sua campanha, comece agora mesmo sua vaquinha.