Lá no Japão, meu mano Gilberto Yoshinaga, o Gilponês, está com paralisia do nervo radial na mão esquerda - perdeu 80% dos movimentos, incluindo punho, polegar e dedo indicador. Com isso, está temporariamente impossibilitado de trabalhar, em licença médica que deve durar três meses (ou mais).
Ele está ‘sozinho’ por lá, sem familiares por perto, e só conta com uma ínfima renda por conta de algumas reportagens esporádicas que faz, como freelancer, para veículos do Brasil - dinheiro insuficiente para se manter em um país com custo de vida muito alto, como é o Japão. Além de estar com a renda comprometida, nosso amigo ainda tem de custear o tratamento da mão e medicamentos.
Decidi fazer esta vaquinha virtual para ver se conseguimos arrecadar pelo menos R$ 10 mil e ajudá-lo a se manter durante esse período de licença médica. Se superarmos este valor, melhor ainda!
* Sem oportunismo: caso consiga se recuperar a tempo de voltar a trabalhar sem precisar gastar todo o dinheiro arrecadado, o próprio Gilponês se compromete a doar o valor que sobrar a um projeto social, no Brasil, que se dedique a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade.