A Casa do Boneco de Itacaré é uma associação sem fins lucrativos que desde 1988 trabalha com a cultura a serviço da população afro-indígena, historicamente excluída. O seu trabalho alia identidade cultural à sustentabilidade socioeconômica a partir de um trabalho de educação afro popular, engajamento político e capacitações profissionalizantes, escambos, intercâmbios com organizações e mestres .
Como centro de desenvolvimento afro comunitário baseado na aprendizagem autossustentável, considerando, prioritariamente, princípios étnico-raciais, ecológicos, socioeconômicos, espirituais e culturais, a entidade busca alternativas que possam diminuir os impactos socioculturais gerados pela sociedade capitalista e racista à população preta e indígena. A entidade tem a preocupação de gerar um processo educativo diferenciado, para capacitar, viabilizar a profissionalização, gerar renda a partir de empreendimentos solidários e elevar a autoestima da população. Mas também empenha-se em vivenciar, estudar, celebrar, festejar, refletir os valores da cosmovisão africana e quilombola, entender a ciência contida no que denominaram “cultura popular”. Esse movimento simultâneo capaz de conduzir a um modelo de vida baseado na ancestralidade e na humanização das relações.
Em 2018, em meio aos tumultos de um novo período autoritário, enquanto nossos povos gritam aos quatro ventos a denúncia da mentira que é a “democracia racial” brasileira, a Casa do Boneco de Itacaré completa 30 ANOS de existência dando um passo fundamental: a formalização da Escola do Tambor. Para isso, revisita a história de nossos povos, e a nossa história enquanto instituição durante o XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, que terá como tema ‘‘30 anos da CBI: da desfolclorização à Escola do Tambor”. O encontro reunirá lideranças, comunidades, instituições alinhadas com uma perspectiva de luta comunitária e real, que extrapola e minimiza a militância de gabinete e de redes sociais, construindo com quem tem o pé no chão e coloca a mão na massa. Para isso, convidamos nossa comunidade e parceiros para continuar construindo juntos nossa história e o resgate de nossas riquezas, ocupando o que é nosso por direito.
SERVIÇO
O quê: XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas
Tema: “30 ANOS DA CBI: Da desfolclorização à Escola do Tambor”
Data: De 26 a 30 de Setembro de 2018
Onde: Casa do Boneco de Itacaré
Contato: caruru.pedagogingas@gmail.com
Whatsapp: (73)9 9129-7924 / 8118-5280
Blog: casadoboneco.blogspot.com.br
Instagram: @casadoboneco.itacare
Fanpage: facebook.com/casadoboneco
Confira neste link como foi o XVI Carurude Ibeji e as pedagogingas: http://casadoboneco.blogspot.com/2017/10/xvi-caruru-de-ibeji-e-as-pedagogingas.html