DO PROJETO Este ano, nosso Estado de Santa Catarina comemora os 270 anos da colonização Açoriana. Em nossa cidade, Garopaba, praticamente todos são descendentes de açorianos, temos no sangue, nos hábitos, no sotaque, diversos traços desta cultura, que construiu nossa identidade. Por este motivo, foi escolhido como o principal tema do Projeto Pedagógico da Secretaria de Educação do município O tema está inserido no conteúdo pedagógico de toda a grade curricular, principalmnete em História e Geografia do 5º ano. De acordo com nossa visão, a melhor maneira de estudar é praticá-lo pessoalmente. Por esta razão, para estudar a Cultura açoriana, a raíz da cultura da cidade de Garopaba, gostaríamos que nossos alunos conhecessem os Açores, pessoalmente. Viajar vem ao encontro do nosso desejo de ampliar os conhecimentos para fora dos muros escolares, reforçando a crenca de que é através da convivência e experiência que conteúdos tornam-se significativos. Entendemos ser muito mais do que uma viagem exploratória dos alunos, pois para muitos esta, provavelmente, será uma oportunidade única, capaz de abrir uma pequena porta para o grande mundo a ser explorado por elas no futuro. É tampouco uma viagem de lazer: cada proposta no coronograma é planejada de acordo com os objetivos traçados, que vêm ao encontro do conteúdo pedagógico apresentado em sala de aula. DOS OBJETIVOS DO PROJETO Trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar, a fim de adquirir maior qualidade educacional e pedagógica além de integrar conteúdos escolares e conhecimento prático. Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de manutenção de valores culturais; Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural dos Açorianos; Estímulo à observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo; Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro; Desenvolver atividades de pesquisa de modo interdisciplinar e participativa; Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: Aprendizagem, conhecimento e diversão. DO PERÍODO De 13 a 20 de outubro de 2018 (saída de Garopaba dia 13 de outubro) DOS LOCAIS A SEREM VISITADOS A fim de despertar a consciência crítica, promover a aprendizagem prática e contemplar o conteúdo do projeto político pedagógico dos alunos do 5º ano, planejou-se um cronograma otimizado de visita aos seguintes pontos: Na Ilha Terceira: Monte Brasil, Serra do Cume, Praia da Vitória, Porto Martins, Farol Ponta das Contendas, São Mateus das Calhetas, Quatro Ribeiras, Piscinas naturais de Biscoitos , Ponta do Queimado, Reserva natural da Serreta, Miradouro de Santa Bárbara, Algar do Carvão e outros Foi escolhida a Ilha terceira para a expedição, uma vez que é de onde a maior parte dos colonizadores vieram. Além dos dias nos açores, foi definida uma parada de 2 dias na cidade do Porto, onde se localiza a Escola da Ponte. Escola pública portuguesa idealizada pelo Professor José Pacheco e uma inspiração para a Escola Nova do Ambrósio. DAS PESSOAS ESCOLHIDAS Alunos de 5o ano, com um acompanhante adulto e 6 funcionários da escola entre diretor, coordenador e educadores Foram escolhidos os alunos de 5o ano, por terem em sua grade curricular o tema presente em diversas matérias, tembém por serem os mais desenvolvidos da escola, com idade ideal para assimilação deste tipo de informação. A escola acredita que os pais estando juntos nesta aventura, significará uma mudança efetiva na vida do estudante uma vez que abre-se a oportunidade de abrir o horizonte da família e não somente do aluno, fortificando os aprendizados eos laços entre escola e família. ORÇAMENTO
Valor Diaria Quantidad Total Passagem Floripa/Porto 5.000 1 100 500.000 Hospedagem Porto 75 2 100 15.000 Alimentação Porto Almoço/Jantar 135 2 100 27.000 Transporte Porto 3.000 2 2 12.000 Passagem Porto/Açores 350 1 100 35.000 Transporte 3.000 3 2 18.000 Hospedagem Açores 150 3 100 45.000 Alimentação Açores Café/Almoço/Jantar 135 3 100 40.500APOIADORES
A CIDADE DE GAROPABA (segundo WIkipedia) Garopaba é um município brasileiro do litoral sul do estado de Santa Catarina. Foram os índios Carijós os primeiros habitantes, que se tem conhecimento, da região. Em 1525, o espanhol Dom Rodrigo de Acuña, aportou o Galeão San Gabriel na Baia de Garopaba para fugir de um temporal. No ano 1666 surgiu o primeiro povoado, formado por açorianos enviados pelo Império Português, procedentes a maioria da 3ª Ilha dos Açores. Em 1793, foi criada a Armação de São Joaquim de Garopaba. No ano de 1830 é elevada à Freguesia. A Paróquia foi criada por decreto do Governo Imperial, porém sua instalação oficial ocorreu no ano de 1846. Em 1890, com trabalho de mobilização da Freguesia, Garopaba é elevada a Vila, com decreto do Governador Lauro Müller. No dia 8 de Abril do mesmo ano, o Governador nomeia os membros do Conselho da Intendência que dirigira o Município. A instalação só ocorreu no dia 7 de Junho de 1890. A guarda Municipal é criada em 1896. Garopaba foi denominada município somente em 19 de dezembro de 1961, quando deixou de ser Distrito de Palhoça. As principais atividades econômicas do município são o turismo, a construção civil, a pesca artesanal (principalmente, a pesca da tainha e da anchova) e a agricultura de subsistência. Evidencia-se, também, a pecuária e o comércio, além de indústrias de confecções. A ESCOLA NOVA DO AMBRÓSIO É uma escola pública de ensino fundamental que busca a excelência de ensino e tem a vontade de ser extraordinária. A escola acredita que existe para transformar a educação e desenvolver cidadãos conscientes de suas capacidades e para construir coletivamente uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável. Apoia e estimula as capacidades criativas e descobridoras das crianças. Buscam a formação crítica para que possam questionar, ao invés de repetir velhos padrões. Por isso, a escola conta com diversos projetos em sua grade escolar: Surfeduca, onde as crianças são levadas a aprender sobre o vento, as ondas, os pontos cardenais e em aulas práticas vão a praia aprender a surfar. Clube do Xadrez; Banco do Tempo Escolar, onde pais, alunos e professores se inscrevem com seus talentos e investem seu tempo em auxiliar a escola a se desenvolver;Ecoponto, a escola se coloca como ponto de coleta de resíduos recicláveis, referência no bairro e arredores; Horta, tem uma horta produtiva cuidada por cada um dos alunos da escola; Olimpíada de Matemática e Feira de ciências apesar de ser uma escola de ensino fundamental, seus alunos aprendem na prática noções de física e química e é referência na cidade em tecnologias inovadoras.