A ONG SEMENTES DE GAIA surgiu da vontade de proporcionar às crianças carentes, o contato com a natureza, pois acreditamos que este contato pode trazer a elas autonomia, criticidade e responsabilidade. Nós somos filhos de Gaia, e nossas crianças são as sementes. "Gaia" é a origem do mundo, é o nome poético dado pelos antigos gregos à Deusa da Terra. A Teoria de Gaia é um alerta contra a destruição do planeta e uma declaração de amor à vida.
Viagens Realizadas
Justificativa/Desafios
Observamos e identificamos, através de leituras, contato com nossos filhos e nossas viagens realizadas, que a natureza é importante em todos os aspectos do desenvolvimento da criança: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. As crianças que brincam e se relacionam de forma direta em seu cotidiano com a natureza se tornam adultos mais capacitados em lidar com problemas, superar obstáculos, resistir à pressão de situações adversas, e são mais bem informados. Tendem a assumir um estilo de vida mais consciente ambientalmente.
Metodologia
As atividades serão direcionadas de acordo com as faixas etárias:
De 06 a 8 anos, as crianças estão no processo de alfabetização ou estão recém-alfabetizadas, portanto, na construção do saber, é importante o uso da expressão, da oralidade, imagens, utilização de histórias e materiais concretos.
De 9 a 10, já alfabetizadas, podem ler livros, contar e recontar as histórias para seus colegas, fazer rodas de conversa antes de uma reescrita, desenhar cenas e também fazer uso de muito material concreto (colagens, pinturas, desenhos, cartões, etc...).
De 11 a 14 anos, os adolescentes estão estudando no Ensino Fundamental II, mas uma atividade para um jovem de 14 anos precisa ter um foco diferente daquele para 11, pois necessita de desafios mais complexos e atividades motivadoras. Assim, os vários planos abaixo podem ser adequados conforme o público-alvo.
Parque das Neblinas
Parque das Neblinas Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, em São Paulo, o Parque das Neblinas, reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, cumpre um importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Seu acesso se dá pelo distrito de Taiaçupeba, no município de Mogi das Cruzes. Ao longo de mais de uma década de atividades, o Parque desenvolve ações que reforçam sua vocação para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Por esses motivos, é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO. Com 6 mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação.
Equipe e Fundadores da ONG
Da esquerda para a direita: Rodrigo Berbel (administrador de empresas, Ferraz de Vasconcelos/SP), Juliana Santos Nogueira (nutricionista, Suzano/SP), Lorrana Souto Moraes (cineastra, Osasco/SP) e Franklin de Oliveira Lacerda (economista, Osasco - SP).