15 de agosto de 2002 no Hospital São Rafael em Novo Hamburgo/RS nascia um menino espoleta, saudável, cheio de vida, Ruan Daniel Hinterholz Gatelli. O Daniel veio para ficar parecido com o nome do pai, Jacson Daniel Gatelli.
Quando fizemos a primeira ecografia: um menino, e o nome? padrinhos? Enxoval azul!!! Ebaaaa!!!!! Ruan ou Luan, venceu o Ruan.
Da primeira infância até adolescência especificamente ano de 2018, Ruan foi um atleta de alta performance apaixonado pelo futebol, volante daqueles bem forte, focado e decidido. Torcedor do Grêmio, fã do Geromel.
Estudioso e cheio de sonhos sempre encantou as pessoas pela sua maturidade.
A mesma característica que está ajudando-o no momento mais desafiador da vida de uma pessoa.
Imagina um adolescente que do dia para noite é diagnosticado, em maio de 2019, com Linfoma de Hodgkin, tipo esclerose nodular, estádio 4B. E que, em infelizmente teve uma recidiva precoce em março de 2020.
2019 - 30 Sessões de quimioterapia + 14 sessões de radioterapia + internações que para a doença fosse vencida dias e dias de hospital, consultas, exames e o mais doído para um adolescente nada de esporte e escola. A escola E.E.E.M. Osvaldo Aranha, rede estadual, foi demais, apoio, deixou ele alicerçado com conteúdo, homenagens de apoio, colegas dispostos a ajudar. Gratidão eterna!
E o futebol foi em casa mesmo, às vezes nos sonhos, as vezes com a bola de plástico, pelo menos para matar a saudade.
09/01/2020 e liberdade para voltar a começar uma vida normal, começar a se preparar para o vestibular, qual o curso? Cidade? Universidade? Vida de um jovem saudável com cabelo, cor e luz para seguir o curso natural da vida, já voltando para o futebol com força máxima. Alegria dele foi algo indescritível quando voltava suado narrando as jogadas.
10/03/2020 A NOTÍCIA através do exame PETSET a doença estava voltando, uma recidiva precoce. Como mãe a sensação de estar sufocada viva e como dizer isso ao filho que se propunha a voltar para a sua vida? É a sensação que o chão desaparece, falta ar.
Agora mais do que nunca precisaríamos mais ânimo, mais esperança, calma e otimismo!
Terminamos no início de maio o segundo ciclo, e o Ruan ficou muito, muito debilitado. Ele não tem mais condições de fazer quimioterapia, a vitalidade começa a ser ameaçada pela medicação, que ajuda mas também tem uma quantidade tóxica de medicações que trazem muitos prejuízos. Ele não aguenta mais.
Por isso com indicação médica, decidimos pela IMUNOTERAPIA, tratamento alvo, inovador contra o Câncer, estamos falando das seguintes medicações NIVOLUMAB e BRENTUXIMABE, a sua efetividade na cura é superior a 80% e além disso não causam danos nas células saudáveis.
Estamos falando da revolução da cura para o Câncer! Medicação que vem dos EUA e que hoje tem um alto custo para nós, enquanto família. Para os ciclos propostos, que são 4, o valor é de R$ 290.000,00.
O custo da medicação considerando o Ruan menor de idade, amparado pelo ECA é de responsabilidade dos entes municipais, estadual e federal, mas infelizmente - e acontece em muitos casos - não estamos conseguindo, a briga está sendo desgastante e desanimadora considerando o cenário de uma doença grave e altamente agressiva.
O Ruan não tem tempo mais para esperar!
Ruan vencerá porque tem muitas pessoas engajadas na sua saúde, mas principalmente para que possamos exemplificar a cura do câncer com humanidade e solidariedade e com um tratamento pioneiro e revolucionário e que poderá ajudar muitas e muitas pessoas.
Peço, humildemente, com os joelhos dobrados: Me ajude a salvar o meu filho!
Por mãe Cristiane Hinterholz e pai Jacson Gatelli.