Algumas coisas, nessa vida, não pedem que entendamos... simplesmente acontecem para serem vividas, para nos ensinar, para nos fazer resignar algumas vezes, ou para fazer com que renovemos nossa fé e nossa esperança.
Theodoro, o Theo, é um lindo menino de nove, quase dez anos de idade. Esperto, brincalhão, criativo, e muito ativo. Tem todas as características de uma criança sonhadora e feliz. Ele tem um sonho, dentre tantos: ser jogador de futebol. E dos bons. Do tipo Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo.
O seu comportamento sempre foi muito agitado, mas, nos últimos tempos, a agitação passou a chamar muito a atenção. O comportamento que ele apresentava frente às atividades que envolviam uma concentração maior da visão despertou a nossa atenção. O uso óculos foi a primeira solução aparente para o problema apresentado.
O nosso alerta gritou quando o quadro começou a se agravar e a visão ficou ainda mais difícil, a ponto de haver quadros agudos de perda total da visão, e as queixas de manchas pretas em tudo o que enxergava passaram a ser constantes. Procurados profissionais na área de oftalmologia, veio o primeiro diagnóstico: doença degenerativa na retina.
Fomos encaminhados a uma equipe especializada em São Paulo. Dentre outros tantos exames, o Theo coletou material para uma genotipagem, que é um exame bastante preciso para identificar que tipo de gene apresenta má formação e para termos um diagnóstico preciso da situação do Theo.
E é aí que a vida se apresentou de forma tão inesperada...e é preciso compreender, e aprender a entender que a vida se transforma em segundos e que, daqui por diante, todas as nossas vidas se transformarão junto com a dele...
O panorama que o exame trouxe mostrou que o Theo tem a Doença de Batten. Uma doença neurodegenerativa hereditária, mais comum na infância e que apresenta, como um dos sinais, a perda gradual da visão. Tantas outras alterações podem ocorrer na vida do Theo, daqui para frente, incluindo mudanças severas de comportamento, deterioração motora e intelectual progressivas, crises convulsivas, num quadro evolutivo rápido e sem enviar recado prévio. Este, ao menos, é o prognóstico desta doença.
Estávamos visualizando, antes, apenas a ponta do iceberg... Não existe um tratamento que cure a Doença de Batten. Atualmente existem pesquisas nos Estados Unidos que buscam um caminho para melhor entender a doença e os possíveis tratamentos das limitações e complicações, a fim de oferecer aquilo que todos nós procuramos: qualidade de vida.
Esta alternativa é a esperança. E é esta esperança que temos! E é com esta esperança que vamos lutar! Todos os dias! Com muita dignidade, com muita fé, e com muito amor! O Theo, e nós, merecemos a oportunidade de ter esperança!
Por isso, nós, mãe, pai, mana, dindos, tios, vovós e vovôs, e amigos do Theo, estamos todos unidos. A Campanha Um Olhar para o Theo terá como foco, agora, informar a comunidade sobre a Doença de Batten, arrecadar recursos financeiros para o tratamento e a manutenção da vida do Theo a partir do diagnóstico, e demonstrar que a vida pode ser vista com os olhos do coração com muita doçura e alegria.
“Não há mais o que fazer com este caso” não nos é suficiente. Muito menos definitivo. Sabemos que a vida nos surpreende a cada segundo e que o amor cura. Por isso estamos juntos, unidos e lutando com e pelo Theo!
Contamos com você também!
Criamos uma fan page para que todos possam se informar e acompanhar um pouco mais do universo do Theo nesta nova etapa da sua (e das nossas!!!!) vida! :) O link é: www.facebook.com.br/umolharparaotheo
Para isso, pedimos a sua ajuda e um olhar para o Theo!
location.href="https://www.vakinha.com.br/vaquinha/um-olhar-para-o-theo"