Apoie o projeto Mulheres Transformam , uma causa do Instituto Vakinha. Clique aqui!
Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Vaquinha / Outros / Dinheiro
Trocar telhas de Amianto
ID: 1577214
Manaus / Amazonas
Trocar telhas de Amianto
Seja a primeira pessoa a dar um coração para esta vaquinha!
Comprar corações
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Arrecadado
R$ 225,00
de
Meta
R$ 1.000,00
Apoiadores
7
Sobre
Atualizações0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 01/12/2020

 

Olá! Meu nome é Jennifer, tenho 21 anos e moro com minha avó que tem 77 anos na cidade de Manaus. Há um tempo minha vó tem relatado que existe um pó que fica voando no ar e fica sufocando a respiração e depois de um tempo descobrimos que isso provém da telha de AMIANTO que temos em nossa casa. Não temos forro em casa, somente essa telha como vocês veem na foto e ela já possui 7 anos.  Pesquisamos e descobrimos que esse pó que se solta no ar é o Amianto soltando da telha e ele é um material altamente perigoso para a saúde e cancerígeno (Essa telha inclusive é proibida em mais de 50 países e desde 2017 é proibida por lei também no Brasil).

A princípio achei que fosse bobagem quando ela falou do pó mas conforme o tempo foi passando eu percebi que tinha realmente algo estranho, já que minha rinite está atacada o tempo inteiro mesmo eu fazendo faxina e usando antialérgicos, e comecei a sentir dores no peito,  dificuldade e dor ao respirar e tosse. Atualmente estou tomando amoxicilina para tudo isso mas sem muitas melhoras....

Não temos condições de trocar a telha no momento pois estou desempregada e minha avó recebe o auxílio BPC (auxilio ao idoso) mas esse dinheiro vai tudo pra pagar contas e comer, não sobrando nada pra gente e o custo da troca de telha é muito caro. 

Peço ajuda a todos para que possamos trocar essa telha pois é muito perigosa e está nos causando danos a saúde. Pesquisem sobre o Amianto, é muito perigoso... 

Deixarei uma matéria abaixo falando sobre os riscos do AMIANTO

O amianto é uma fibra mineral que tem propriedades impressionantes: resistência a altas temperaturas, boa qualidade isolante, flexibilidade, durabilidade, incombustibilidade, resistência ao ataque de ácidos, entre outras. Além disso, os dois tipos do material - serpentinas (amianto branco) e anfibólios (amianto marrom, azul e outros) – são matérias-primas de baixo custo, o que levou o amianto a ser considerado o “mineral mágico”, ampliando seu uso ao longo do século XX. Com o tempo, porém, começaram a surgir casos de pessoas contaminadas por amianto, já que o corpo humano não é capaz de expelir as partículas inaladas do material.

Há duas décadas, muitas telhas, pastilhas de freio e caixas d’água, entre outros produtos, eram fabricados com fibra de asbesto, mais conhecido como amianto, no Brasil. Nos dias de hoje, a matéria-prima já foi proibida em mais de 50 países - inclusive no Brasil - por ser comprovadamente cancerígena. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que cerca de 100 mil pessoas morrem por ano devido a doenças causada pelo amianto.

Com o passar do tempo, o “mineral mágico” se transformou em “poeira assassina”. As constantes doenças causadas em trabalhadores da indústria de amianto, trabalhadores da construção civil, mineiros e mecânicos que lidam com freios foram estudadas e se comprovou a periculosidade do material.

O problema se dá na inalação do amianto. As fibras do pó estimulam mutações celulares dentro do organismo, originando tumores que podem causar câncer de pulmão, especialmente o mesotelioma. As partículas do amianto, uma vez inaladas, nunca mais se libertam do organismo. Um câncer de pulmão pode aparecer em um indivíduo 30 anos depois de ele ter inalado a poeira do asbesto, o que dificulta o diagnóstico preciso dos médicos.

O amianto é uma substância friável, o que significa que se desintegra muito facilmente ao sofrer um impacto, liberando feixes de fibras no ar.

A deterioração de uma telha de amianto aumenta a friabilidade do material. Danos causados pelas águas da chuva, vibração contínua, envelhecimento e também por impactos aumentam a fragilidade do material e tornam mais provável a liberação da fibra no meio ambiente.

As fibras de amianto, normalmente, penetram no corpo humano por meio da respiração. Muitas das fibras do mineral ficam presas nas membranas mucosas do nariz e da garganta e podem penetrar profundamente nos pulmões ou, se ingeridas, no trato digestivo. Uma vez no organismo, as fibras podem causar vários problemas à saúde.

O câncer de pulmão é a doença mais grave relacionada à exposição à fibra de amianto. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classifica o amianto como “altamente carcinogênico”, baseado em sua capacidade de causar mesotelioma e câncer de pulmão.

Além do câncer, o amianto pode causar o surgimento de placas pleurais – manchas espessadas de tecido cicatricial na pleura (revestimento) do pulmão e asbestose – tecido cicatricial progressivo dentro dos pulmões, que prejudicam a respiração.

Foto da telha da nossa casa
Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.