No dia 07/07/24, eu sofri um AVC isquêmico.
Essa é uma das minhas imagens da minha ressonância, mostrando a minha maior lesão, além de outras pequenas isquemias que me deixaram com o lado esquerdo totalmente paralisado.Eu que sempre trabalhei, fui ativa e não dependia de ninguém pra nada. Vi tudo virar de cabeça pra baixo.
Por conta disso, me tornei uma pessoa totalmente dependente e, para ficar tudo mais complicado, não tenho plano da saúde.
Precisei ficar internada por 4 dias e se precisasse do SUS para dar início ao tratamento, sequer havia conseguido os pequenos avanços que tive.
Alguns amigos ajudaram com fisioterapia. Outros membros da família pagaram cadeira de rodas e higiênica, outros pagaram um exame.
Mas o tratamento de AVC é longo, cansativo e caro.
Enquanto isso, também me vi perdendo minha renda ficando impossibilitada de trabalhar.
A fisioterapia consome um bom dinheiro por mês, já que são necessárias 3 sessões semanais para conseguir apresentar uma evolução.
Fora isso, preciso de consultas mensais com neurologista,, endócrino e cardiologista. Já não bastasse o AVC, tenho hipertensão e diabetes.
Os exames também não são baratos, já que pela urgência do meu caso, preciso fazer todos em rede particular. Já precisei de uma tomografia, uma ressonância do crânio, doppler de carótidas, doppler dos rins, eco cardiograma, exames de urina e sangue. E todos os exames precisam ser repetidos constantemente.
Ah, mas sai mais barato tentar um plano de saúde ou tentar algo no SUS. Infelizmente não tenho saída.
Uma ressonância no SUS pode ter uma espera de um ano, um doppler, pelo menos seis meses.
E se eu tentar um plano de saúde, além de ser caro, posso não ser aceita por conta de doença pré-existente e ter que esperar no mínimo 2 anos de carência.
Até aí, eu já teria perdido a pouca qualidade de vida que me resta.
Meu principal objetivo hoje é recuperar uma qualidade básica de vida, para pelo menos se locomover sem depender dos outros e voltar a trabalhar. Sendo assim, preciso de ajuda passar esses meses que não serão fáceis.