A Escola de Aplicação do Instituto Alpha Lumen está orgulhosa de levar para a Regional de Brasília deste ano uma delegação com 35 aprendizes!!!
Estaremos lá com nosso vencedor time Alphabots #1860, que em 2025 celebra seus 20 anos, e compete na categoria FRC, para jovens de 14 a 18 anos, desenvolvendo robôs de grande escala e em ambiente industrial.
A grande notícia é que este ano estaremos lá com nosso mais novo membro da família STEM: o Alphire #26456, time de FTC (First Tech Challenge) com jovens de 12 a 18 anos, que desenvolvem robôs com desafios complexos, dandos espaço aos alunos mais novos de participarem da FIRST e criar uma base de conhecimentos para depois ingressarem no FRC.
Esta turma já fez bonito ano passado em sua primeira seletiva paulista, conquistando o prêmio de Atributos de Equipe e se classificando para a etapa nacional.
Eles são estudantes que escolhem viver a experiência da Tecnologia, com muita determinação e diversão. Estão estudando, projetando, prototipando, testando ideias, colocando a mão na massa, treinando, de domingo a domingo, sem direito a férias.
Aprendem também a trabalhar em equipe, a terem iniciativa, a dividir tarefas, ouvir ideias diferentes, a não desistir diante de uma peça quebrada ou até mesmo ir atrás de verba.
E juntam-se a eles um time de voluntários, mentores de diferentes áreas (Engenharia, Programação, Elétrica, Marketing, Jornalismo, Administração) e empresas patrocinadoras que acreditam na FIRST como ferramenta para desenvolver a criatividade e o empreendedorismo nas competências da área STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
“A FIRST Robotic Competition vai muito além da robótica. É uma competição que busca transformar a sociedade ao possibilitar que os jovens se divirtam enquanto aprendem conceitos essenciais de ciência, tecnologia e cidadania”, conta Nuricel Aguilera, fundadora do Alpha Lumen. “Neste torneio, a preocupação em ajudar a comunidade em que se vive está em primeiro lugar, e é essa atitude colaborativa que desejamos incentivar”.
A empresa Teaga Inovação, um dos nossos maiores apoiadores comentou após a vitória em 2023 que “Acreditamos que competições desse tipo contribuem significativamente para o desenvolvimento e crescimento dos jovens, ao desafiá-los nos campos da ciência, tecnologia, artes e matemática.”
Convidamos você a participar da campanha de arrecadação de fundos para a participação destes times em Brasília. Estamos trabalhando a todo vapor! Venha nos visitar ou siga nossos canais no Instagram: @frc1860 e @alphire26456.
Obrigado por seu apoio neste vakinha! Contamos com sua torcida!
A First® Robotics foi criada em 1992, por pelo americano Dean Kamen, é uma comunidade de Robótica com competições por equipe. En 2923 foram mais de 3.300 times em 31 países, com mais de 650.000 estudantes impactados. Parcerias com NASA, Rockwell, 3M, Google, Apple, Bosch, Boeing, John Deere, Qualcoom, Disney, Lego, Dow, etc.
O Instituto Alpha Lumen, uma organização sem fins lucrativos que busca soluções de alto impacto social por meio de ações educativas. Já impactou mais de 25 mil estudantes, nos 26 estados brasileiros.
Acesse o site para conhecer todos seus projetos www.alphalumen.org.br