Que tipo de sociedade você quer construir?
Nos territórios coletivos sonhamos e semeamos um mundo maravilhoso, mas não fechamos os olhos para o mundo que vivemos hoje repleto de exploração, de opressões (de gênero, de raça, de sexualidade, de nacionalidade e de muitas outras) e um sistema econômico que destrói a Natureza e as pessoas em nome do lucro a curto prazo e a todo custo.
Queremos transformar radicalmente essa sociedade para construir uma sociedade do Bem Viver, onde as pessoas tenham outra relação com si próprias (compreendendo sua identidade verdadeira e seu propósito no mundo), outra relação entre a comunidade (trazendo a solidariedade, o bem comum e a felicidade como prioridades) e outra relação da própria comunidade com a Natureza (em profunda harmonia e em relações regenerativas).
Isso envolve uma série de ações nas cidades, no campo e nas florestas. E é isso que nós, formiguinhas dedicamos o melhor de nossas energias todos os dias. Com o projeto dos Territórios Coletivos você vai bem além de uma simples ação de consciência individual (e mais além ainda de uma mera relação assistencialista): você semeia uma nova sociedade, impulsiona projetos inspiradores e, a partir da coletividade e da solidariedade, manifestando com suas ações práticas que não deixaremos o mundo ser destruído, não aceitaremos mais a exploração das pessoas e nenhum tipo de opressão.
Diante da maior crise da nossa geração, o Brasil volta ao mapa da fome, com mais da metade da população vivendo com insegurança alimentar e nutricional e destas, a maioria são famílias com referência nas mulheres, negras e de periferias. Para superar essa triste realidade, é central a organização nos territórios nas periferias dos centros urbanos.
Como funciona o Território Coletivo Maloka?
A proposta dos territórios coletivos é criar unidades territoriais de organização social e política do povo que dê conta de problemas concretos e semeie as ideias de Bem Viver.
Os territórios coletivos são sementes germinadas através de um espaço físico construído com o objetivo do engajamento comunitário em atividades que elevem seu perfil de organização e seu apoio mútuo. Para além da importância emergencial através da assistência social auto-organizada, seguir construindo espaços de inclusão política, acolhimento, lazer, cultura, esporte e o atendimento às demandas cotidianas da classe trabalhadora.
Programas de sobrevivência do Território Coletivo Maloka
São os projetos construídos neste espaço de resistência.
Onde fica o Território Coletivo da Maloka?
Está localizado na comunidade Ilha-Continente, popularmente conhecida como Maloka no bairro Capoeiras. Anexo à Creche NEIM Ilha Continente. Segue o endereço: Rua João Vieira, 106 . Bairro: Capoeiras, Florianópolis/ SC - CEP: 88070-210.
O que será feito com seu apoio?
Para garantir o ano todo de funcionamento, ou seja, do mês de maio à dezembro de 2021, precisamos arrecadar R$ 30.000,00.
Com este valor garantimos o espaço aberto durante toda a semana com apoio de duas pessoas responsáveis e também arcar com pequenos custos de manutenção do espaço, do café da manhã, da horta comunitária e do escritório popular, tais como internet, luz, impressões, computador, alimentos para o café e insumos para a horta.
Posso apoiar com qualquer valor?
Sugerimos um valor de R$ 30,00, mas SIM! Você pode contribuir com qualquer valor! E saiba que seu apoio, no tamanho de suas possibilidades, será FUNDAMENTAL pra que consigamos realizar essa grande rede de solidariedade e organização da comunidade na luta por vida digna.
O capitalismo é destrutivo ao ambiente, violento socialmente e poderoso politicamente. Ao invés de riqueza fruto de injustiça ou de milhões tomados de quem mais precisa, acreditamos que a coletividade e contribuições do tamanho que cada pessoa comum consegue têm um poder de transformação muito maior. E é assim que queremos seguir! Por isso apostamos em você, em nós, nos 99% da população que têm compromisso real com o futuro de nosso planeta e com a sociedade!
Existem outras formas de contribuir com o projeto?
Você pode contribuir MUITO divulgando os materiais do Território Coletivo da Maloka e colaborando com a semeadura dessa experiência e desse projeto de transformação do mundo.
Junte-se a nós como apoiadora/apoiador, participe dos mutirões, da rede de voluntariado, doe alimentos para cozinha comunitária e convide a gente para uma palestra em sua cidade e vamos, coletivamente, transformar esse mundo!
Se torne um voluntário ou voluntária, preencha esse formulário e venha somar com a gente: https://bityli.com/fUmR6
Siga, curta e compartilhe nossas redes:
No instagram @territoriocoletivomaloka
No Facebook: @territoriocoletivomaloka