A Colônia Z-3, em Pelotas (RS), foi duramente afetada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Com mais de 1,5 mil famílias, a localidade precisa de ajuda para se reerguer e, na sequência, buscar a normalidade em um período que já se desenha economicamente desafiador.
Banhada pela Laguna dos Patos, a Colônia Z-3 vive na grande maior parte da atividade pesqueira. São grandes os encantos visuais e da gastronomia, assim como os desafios de quem depende da natureza. para garantir o sustento.
De acordo com a Agência Brasil, mais de 4 mil moradores da Z-3 foram atingidos pelas inundações, com prejuízos visíveis em casas, comércios e utensílios artesanais da pesca, como as próprias embarcações.Por conta da possível poluição da Laguna dos Patos, consequência da vinda de sedimentos oriundos do Lago Guaíba, a estimativa é de que as próximas safras sejam também prejudicadas.
O objetivo dessa campanha é ajudar, da forma que for possível, as pessoas que constroem diariamente um lugar tão belo quanto particular, no extremo sul do Brasil.
Mais informações sobre o caso:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/em-pelotas-pescadores-temem-crise-prolongada-na-atividade-economicahttps://diariopopular.com.br/geral/o_pouco_que_mudou_na_colonia_z_3.596347 https://redeiras.com.br/sobre-nos/colonia-z-3/ Foto: Leandro Lopes