APAP/PR REALIZA AÇÃO PARA REERGUER O ATELIER DO ARTISTA ALFI VIVERN DESTRUÍDO POR UM INCÊNDIO ACIDENTAL
Na última quinta-feira, 4 de fevereiro, ocorreu um incêndio acidental no atelier do artista visual Alfi Vivern. O atelier que fica em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, foi destruído, assim como boa parte do seu acervo. “É muito triste ver uma vida de trabalho ser transformada em cinzas. Felizmente, não houve danos físicos, mas os danos emocionais são enormes”, declarou Alfi Vivern, durante visita de integrantes da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná.
Sábado, dia 06/02/2021, um grupo de artistas da APAP/PR em visita ao escultor para dar apoio e verificar a melhor forma de ajudá-lo. “A visita foi fundamental para fazer um levantamento do que será necessário para reconstruir o ateliê. Foram feitos registros fotográficos e uma prévia de um projeto arquitetônico do local. Mas, sobretudo, o apoio ao nosso querido Alfi” destacou Sabine Feres, vice-presidente da APAP/PR.
Alfi Vivern possui um trabalho singular, realizado com materiais pesados e em grandes dimensões, seu atelier é bastante extenso e haviam muitos materiais nobres como cobre, mármore, entre outros, portanto, suas perdas são quase que inomináveis. Por conta disto, uma ação emergencial foi feita por um grupo de amigos. Pelo sistema Vakinha com o título – Reconstrução de Ateliê - foi o primeiro passo. Em apenas alguns dias, o objetivo não apenas foi alcançado, mas ultrapassou o que havia sido solicitado – um bom começo. Digo começo, pois a nível de valores a despesa é muito grande.
Logo, esta primeira ação será fundamental para dar início a construção do atelier de Alfi Vivern. Agora a APAP/PR dá início a uma nova Vaquinha: “Solidariedade da APAP/PR para o Atelier do Artista Alfi Vivern”, para que possa ser completada a compra dos materiais.
SOBRE ALFI VIVERN
Associado à APAP/PR – Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná, artista visual, argentino, radicado em Curitiba, participou do Instituto Di Tella em Buenos Aires conhecido como "Viveiro de Talentos”. Graduou-se como designer pela escola Pan-americana de Arte em Buenos Aires/Argentina. Seu trabalho ganhou vários prêmios e concursos importantes, como: 2007–1º Prêmio no “EMAAR lnternational Art Symposium, Dubai/Emirados Árabes; 2006–“Prêmio na 1ª Bienal de Escultura, León/México; 1996–1º Prêmio “III Concurso Internacional de La Talla en Piedras”, Barichara/Colômbia; 1985 – 1º Prêmio no “Concurso de Esculturas: comemoração 20 anos do IPPUC”, Curitiba/Brasil. Suas obras encontram-se expostas em galerias, museus, coleções públicas e privadas em diversos países do mundo.
Maiores informações: https://www.instagram.com/alfivivern/
https://www.facebook.com/alfi.vivern/
SOBRE A APAP/PR: A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há 35 anos vem se destacando como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba” entre outros projetos. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal.
Maiores informações: https://www.apap.com.br/
https://www.instagram.com/apap_pr/
https://www.facebook.com/artistas.parana
O ARTISTA ALFI VIVERN FARÁ A DOAÇÃO DA OBRA DO SEU ACERVO SOBREVIVENTE AO INCÊNDIO "QUO VADIS" (foto abaixo) AO MAIOR DOADOR INDIVIDUAL DESTA CAMPANHA SOLIDÁRIA, COM VALOR ESTIMADO DE R$ 9.000,00.