Pra quem passa na praça martins dourado- que tem quase 40 anos de história - ou, tem a oportunidade de sentar em alguns dos bancos, a sensação é de tranquilidade garantida pelo verde e o som dos pássaros, de boemia ao ver o grupo de senhorinhas amigas jogando baralho em uma das mesinhas da praça. Tem a banca de revista para comprar picolé e fazer uma leitura rápida, tem famílias juntas andando de bicicleta. Há delicadeza em toda parte.
Se quiser comprar flores, tem ali no cantinho da praça. Um café da manhã em família, tem também ali no outro quadrilátero da praça. As vezes tem barulho, mas de uma seresta nostálgica que faz lembrar pra gente o que é música boa de ouvir.
E as crianças? Lugar que tem criança, é lugar bom de se viver e frequentar. Crianças trazem alegria e uma visão colorida da vida.
O parquinho da praça traz esse colorido importante para todos que a frequentavam, mesmo pra quem não é criança. É lindo de se ver famílias com seus filhos nas cadeirinhas de balanço, na escada de obstáculos coloridos, como se os pais ali já ensaiassem com os seus filhos os cuidados que eles deverão ter na vida.
A sensação de segurança vem do cuidado que cada vizinho e cada morador tem com a praça. A praça tem olheiros de amor e carinho que protegem esse lugar histórico na vida dos moradores. Tem associação de moradores, tem amigos da praça, tem cuidado coletivo. Pessoas de outros bairros frequentam a praça. Ela transborda além dos seus limites.
Estar na praça é estar na vida que a gente quer pra gente dentro de casa.
Agora a praça Martins Dourado pra manter esse colorido e nossas crianças por perto, precisa da ajuda de todos. Fortaleza tem poucas praças com história e cuidado, e chegou a nossa vez de fazer a nossa parte pra manter o que há de bom na nossa cidade.
O parquinho da praça tem mais de 10 anos e está necessitando ser trocado. Já foi pedido à Prefeitura a troca, mas o processo não anda. Se quisermos fazer acontecer, façamos nós mesmos antes que ocorram prejuízos com o decorrer do tempo. A história e o clima familiar da praça precisam ser preservados.
Nossa meta é atingir a quantia de 20 mil reais para fazer a troca e criar um espaço de lazer para as crianças da cidade e vizinhança, mantendo toda essa magia que cerca a nossa praça.