Com a ameaça crescente do novo coronavírus e o consequente agravamento da situação para inúmeras famílias pobres e que moram em situações vulneráveis, nós, do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas iniciamos em março uma campanha de solidariedade e arrecadação em dinheiro, alimentos, material de higiene e limpeza para atender mais de 15 comunidades carentes em várias regionais da cidade e região metropolitana.
Sabemos que a periferia é quem mais vem sofrendo com essa crise, pois a maioria dos moradores das ocupações, bairros pobres e favelas vivem de trabalho informal e são afetados diariamente pela quarentena. Por isso, a garantia de acesso à alimentação básica e higiene é necessária para que todos possam continuar em suas casas protegendo a si, às suas famílias e comunidades da ameaça de contaminação em massa.
Já na primeira semana de campanha, nossa rede de solidariedade movimentou centenas de pessoas, ajudando muitas famílias e mostrando que podemos acreditar na auto-organização e na solidariedade como uma forma de combater essa crise. Por isso, nosso profundo agradecimento a quem colaborou até aqui!
Agora, precisamos dar prosseguimento à campanha, para garantir dignidade nesse momento para as famílias que dependem dessa rede e que um número maior de pessoas possa ser atendido por ela. Por isso, temos uma nova meta: conseguir acompanhar 1500 famílias ao longo dos próximos 3 meses! E, para isso, estamos utilizando uma nova ferramenta: o financiamento coletivo.
Para isso, precisamos arrecadar quase 100 mil reais por mês, garantindo mensalmente 1.500 cestas, que vão incluir, além de alimentos, materiais de limpeza e higiene, no valor aproximado de R$65,00.
Assim, Nossa Vakinha tem três metas:
Pedimos a sua ajuda nesse momento tão importante em que precisamos, mais do que nunca, trabalhar juntos para o bem comum e a saúde de todos nós! Cuidar da saúde pública deve ser um compromisso de todas e todos para superarmos essa crise!
Contribua com a Rede Solidária do MLB e ajude as periferias, ocupações urbanas e comunidades carentes de Belo Horizonte a atravessarem essa crise com dignidade!
MLB, essa luta é pra valer!