Olá.
Nos últimos anos a comunidade da Vila Barra do Una, vem sofrendo com a questão da erosão costeira, desde o início de 2019 até agora. Nossa praia vem sofrendo com uma forte erosão marítima, que se intensificou em 2023, influenciada pelo fenômeno El Niño. Isso tem danificado o solo arenoso, devastado nossa restinga e trazendo impactos negativos, como a redução da faixa de areia e a invasão da maré em alguns pontos da vila, decorrente das ressacas. Além disso, há perda e desequilíbrio de habitats naturais, como o desvio do curso do rio, onde o canal do Rio Una do Prelado migrou para norte contribuindo para que as ondas do mar avancem sobre as casas de moradores tradicionais na Avenida Beira Mar, localizada na RDS-Barra do Una, Peruíbe–SP, assoreamento em alguns pontos ao longo do rio e destruição da restinga (jundu).Como todos sabem a Erosão Costeira esta acontecendo nas áreas litorâneas do nosso país e no mundo todo devido as mudanças climática globais. O assoreamento do Rio Una do Prelado está forçando o rio a migrar para norte, e que somado aos eventos climáticos extremos, está aproximando a foz para as áreas de jundu e moradias em um trecho específico da praia da RDS-Barra do Una. Estamos desde agosto do ano passado tentando recuperar as dunas e o jundu que as marés altas levaram. Em um pequeno espaço de tempo, tivemos uma pequena mudança e surgiu uma esperança no momento em que o rio começou a migrar para sul novamente, uma pequena mudança, mas perceptível aos olhos.Porém na madrugada do dia 14/03/2025 a maré alta com força da maré de sizigia, chegou com muita força e levou trechos da Av Beira Mar, assustando e deixando vulneráveis os moradores daquele local. Apesar das forças da Natureza, todos os moradores estão bem graças a Deus. 🙏🏾Desde ontem dia 15/03 os moradores estão unidos e focados em um mutirão para fazer um barreira com materiais para tentar dissipar a energia das ondas. Hoje a maré da tarde já foi mais tranquila e obtivemos resultados satisfatórios de caráter emergencial. Os trabalhos de recuperar a via de acesso serão feito amanhã.A maioria já conhece nossa comunidade e seriedade em preservar o meio ambiente, a comunidade esta engajada em proteger os moradores sem prejudicar o meio ambiente, até porque precisamos de todos os recursos naturais, isso inclui as praias, o mar, restinga, mangues e rios.
como tudo que depende de órgãos públicos e politicas publicas é demorado, resolvemos junto com a comunidade a criar uma vakinha online para compras de big bags para proteger as moradias dos moradores tradicionais naquele trecho da Av. Beira Mar.
Para as famílias que estão nessa situação emergencial é muito importante essa doação, pois é a unica maneira de tentar proteger suas moradias, sem causar danos ao meio ambiente.
contamos com sua ajuda, Gratidão.
atenciosamente,
Larissa Sant´Anna Assis