No dia 24 de janeiro de 2019, um incêndio transformou em cinzas a casa que abrigava a Rádio Libertadora Povo Sem Medo do Capão.
A rádio começou a funcionar em 2017 junto à Ocupação Povo Sem Medo do Capão do MTST em 2017. O objetivo de sua construção era aproximar e dar acesso aos meios de comunicação. Com muito esforço, foi construído um primeiro barraco, noticiado pela TVT. A rádio passou a funcionar principalmente aos sábados, quando as cozinhas da ocupação estavam a todo vapor e quando aconteciam assembleias do movimento.
Veja o vídeo em: "Rádio Libertadora Povo sem Medo": experiência do MTST em uma ocupação:
https://www.youtube.com/watch?v=fz3yHpiL9yY
No mesmo ano, foram realizadas oficinas de radionovela, produzidos vídeos sobre o futebol de várzea da periferia, incluindo a cobertura dos finais de campeonato com drones, a cobertura da festa junina do movimento.
Em 2018, em uma nova fase da rádio, a rádio foi inteiramente reconstruída. Foi necessário um outono e um inverno de trabalho árduo, para que os e as compas do movimento pudessem reerguer e ampliar o estúdio, para que as atividades da rádio pudessem ser comportadas. Com muito trabalho voluntário, vivendo de doações e empréstimos de material e de equipamentos, a rádio pode garantir seu funcionamento durante dois anos.
No início de 2019, os militantes estavam empolgados com a chegada da internet ao estúdio. A possibilidade de transmissão *online*, parecia abrir novos caminhos aos companheiros e companheiras.
No entanto, um incêndio no dia 24 de janeiro tentou apagar o trabalho das pessoas. O motivo do incêndio não foi esclarecido, mas devido a mobilização de muitas pessoas, a área já começou a ser limpada.
Veja a notícia (abaixo as fotos):
> INCÊNDIO DESTRÓI A RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERTADORA SEM MEDO - MTST, EM SÃO PAULO.
> No final da tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, um incêndio, de causas ainda não apuradas, destruiu por completo a Rádio Libertadora Sem Medo, > localizada no bairro do Capão Redondo, periferia de São Paulo.
> A rádio comunitária do MTST já foi noticiada pela Rede Brasil Atual e a TVT, em 2017, como um importante veículo de informações da Ocupação Povo Sem > Medo do Capão - MTST e suas 1.500 famílias pertencentes ao movimento.
> https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2156829664355353&id=464790330225970
Para reconstruirmos a rádio, pedimos a sua ajuda financeira ou de equipamentos. Estamos recebendo doações de:
Caixas de som Microfones Mesa de som Computadores e notebooks Cabos (P10, XLR, etc) Pedestais Discos de vinil e CD's Impressoras Aparelhos de CD/DVD/Bluetooth Máquinas fotográficas e filmadoras
Também recebemos doações de materiais de construção e de escritório:
Madeirite Caibros e madeiras Mesas de escritório Cadeiras
Se você tiver equipamentos e quiser doar, escreva para radiolibertadora@riseup.net e visite nosso site em: https://libertadora.radiolivre.org
A arrecadação desse valor será fundamental para reconstruirmos a rádio e pagar por alguns dos danos causados aos equipamentos emprestados.
# Foto da inauguração da rádio. Seu primeiro estúdio.
# O primeiro estúdio da rádio Libertadora por dentro.
# A cobertura da festa junina do MTST no capão
# A Rádio Libertadora na cobertura do futebol de várzea no Capão. Ao todo foram três finais, uma delas filmada com drones.
# O começo da construção do segundo estúdio da rádio. O estúdio atingido pelo incêndio em janeiro de 2019.
# A colocação do piso da rádio. Material reciclado de excelente qualidade.
# A colocação do vidro separando o estúdio e a antesala.
# O segundo estúdio montado, aguardando os toques e a organização final.
# Locutor da rádio logo nos primeiros dias da montagem do segundo estúdio. CDs doados fazendo a alegria dos ouvintes.
# O incêndio e a destruição do segundo estúdio da Rádio Libertadora do Capão