Olá Marauenses, para quem não conhece, a Cooperação é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis que iniciou suas atividades em agosto de 2020, com o objetivo de garantir o aproveitamento e desviar de aterro sanitário os resíduos sólidos reutilizáveis ou recicláveis produzidos no município de Marau, reduzindo custos públicos e privados com coleta e disposição final de resíduos e gerando emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que por seu baixo nível de instrução encontram-se excluídas do mercado de trabalho e optam pelo trabalho informal.
Através da formalização desta cooperativa, catadores que garantem a subsistência de sua família realizando um trabalho pesado que poucos se dispõe a fazer, estão podendo optar pelo trabalho formal que lhes garante um ambiente de trabalho mais digno e seguro e direitos trabalhistas como todas as outras profissões.
O início das atividades dessa entidade foi possível devido apoio do poder público municipal que, através do Programa Empreender e Crescer, concede subsídios para o custeio das despesas do aluguel de uma sede, localizada na Rua Rio Grande do Sul, n° 179, Vila Verde, nesta cidade e de diversos outros apoiadores que subsidiaram carinhos de carga de tração manual, EPI’s e outros materiais e recursos necessários para regularizar legalmente esta entidade.
Atualmente a Cooperação presta serviço para mais de 35 médios e grandes geradores de materiais recicláveis que recebem esta coleta sem custo, mantendo-se em conformidade com a legislação ambiental vigente ao destinar seus resíduos para uma entidade licenciada. Desde que iniciou, até o momento, já foram mais de 100 toneladas de resíduos recicláveis coletados e destinados à reciclagem.
Aos poucos a entidade vem se consolidando, ganhando força e sendo reconhecida pelo trabalho de extrema importância que realiza para a sociedade, poder público, empresas privadas e, é claro, ao meio ambiente. Mas sair da informalidade é bem complexo, principalmente quando não há equipe técnica ou trabalhadores com habilidades para assumir todas as questões administrativas necessárias.
A Cooperação ainda não possui um faturamento capaz de conceder aos cooperados um salário equivalente ao mínimo nacional, uma vez que as despesas fixas e administrativas interferem diretamente no seu rendimento e ainda não conseguiu adquirir alguns serviços essenciais para garantir o trabalho digno e produtivo dos cooperados.
Por isso estamos promovendo essa Vakinha para que você, membro da sociedade civil ou empresarial, possa contribuir da forma que estiver ao seu alcance para que a Cooperação possa continuar fazendo muito por Marau.
Algumas demandas de extrema urgência que serão adquiridas com as doações:
• Aquisição de bebedouro d’água;
• Aquisição de uniformes de inverno;
• Aquisição de EPI’s;
• Aquisição de ventiladores industriais;
• Aquisição de móveis para escritório administrativo;
• Aquisição de balança de plataforma industrial (valor médio mercado R$ 5.500,00);
• Aquisição de prensa enfardadeira vertical (valor médio mercado R$ 35.000,00);
• Melhoria ou troca do veículo automotor.
A sua ajuda nos ajuda e é fundamental para continuarmos trabalhando e fazendo mais pelas pessoas, pelas empresas, pela cidade e pelo meio ambiente!!!
Se preferir, você ou sua empresa também podem contribuir fornecendo ou doando materiais focos do seu negócio.
Esta campanha ficará ativa até o dia 30/06.
Recicle sua solidariedade e contribua 💚♻️
Para mais informações e para conhecer melhor a Cooperação nos siga nas redes sociais @cooperacaomarau ou entre em contato através do e-mail: cooperacaomarau@gmail.com ou fone/whatsapp: 54 9 9706-2492 | 54 9 9929 8242.