Consiste na recepção de animais da fauna da Mata Atlântica, apreendidos pela Polícia Ambiental e/ou destinados pelo Centro de Triagem de Vida Silvestre (CETAS) do IBAMA, para reabilitação e soltura.
Justificativa
A Serra da Mantiqueira possui enorme importância em termos de biodiversidade, sobretudo quando consideramos a variedade de aves encontradas na região e, portanto são necessários diversos esforços com a finalidade de melhorar a conservação ambiental. O monitoramento de populações da fauna local é uma ação fundamental para atingir este objetivo. A realização de soltura de determinadas espécies compreende um importante mecanismo de reposição populacional, sobretudo, para espécies ameaçadas.. Esta ação se justifica considerando-se a importância da RPPN Fazenda Renópolis na conservação ambiental, tanto por sua localização na região da Serra da Mantiqueira, bem como pelo estágio de conservação de suas matas. As atividades de soltura acontecem de acordo com termo de referencia especifico, aprovado pelo Ibama.
A retirada de animais silvestres da natureza para o comércio ilegal é um dos principais impactos para a fauna. O valor arrecadado será revertido para a manutenção, reabilitação e monitoramento dos animais vitimas de tráfico, posse ilegal, maus tratos, feridos ou órfãos
Os animais recebidos são avaliados quanto a sua sanidade e aclimatados em viveiros para posterior ação de soltura em local apropriado dentro da RPPN Fazenda Renópolis. Sendo feito um monitoramento continuo das espécies manejadas.
Atividades do projeto:
1) Recepção de animais e aclimatação;
2) Manutenção e tratos veterinários para os indivíduos necessitados;
3) Soltura;
4) Monitoramento de indivíduos e de populações.
Objetivos:
Atender as demandas do sistema ambiental paulista quanto a questão da destinação de fauna, promover o bem estar animal, promover a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Resultados esperados:
1. Obtenção de dados populacionais acurados,no que toca as espécies manejadas ou já presentes na área;
2. Manutenção de populações ecologicamente viáveis na área de estudo;
3. Aumento do conhecimento sobre o comportamento das espécies manejadas
Preservar a natureza é responsabilidade de todos
Inicialmente o valor arrecadado será usado no custeio de alimentação e cuidados básicos como consultas veterinárias e medicamentos. Havendo uma arrecadação que supra as necessidades básicas, o restante será investido na qualidade de vida dos animais com a construção de novos viveiros e recintos de reabilitação.
Colabore:
Colaborando com o projeto você viabiliza o tratamento e reabilitação de vários animais.
Importante: As colaborações são efetuadas de forma recorrente, ou seja, você escolhe um valor de assinatura que todo mês é debitado automaticamente do seu cartão de crédito. Você pode alterar o valor ou cancelar a qualquer momento.
Recebemos mais de 1.000 animais por ano para reabilitação, entre eles Jabutis, tartarugas, papagaios, aves em geral, mamíferos de pequeno e médio porte (macacos, raposas, veados, jaguatirica...). Alguns permanecem por muito tempo até que possam ser reintegrados.
Os recursos para o projeto são particulares, não temos nenhuma verba pública, nem patrocinadores. O gasto é grande com alimentação, medicamentos, construção e benfeitoria dos viveiros e recintos de reabilitação.
O processo de soltura se dá em etapas:
1. Recepção dos animais
2. Triagem e exame de sanidade
3. A aclimatação dos animais em um viveiro
4. Em seguida o viveiro é aberto de modo que os animais podem entrar e sair livremente do recinto conforme se sintam confortáveis.
5. Os alimentos continuam sendo ofertados como forma de suplementação alimentar.
6. Após a soltura completa, a última etapa, que consiste no monitoramento dos indivíduos
7. Os animais que não são da fauna local são encaminhados para soltura em seu habitat natural
Quem somos
A AVIS tem como missão a conservação da biodiversidade e por isso nossos objetivos são voltados para o desenvolvimento de projetos e ações que visem a proteção da nossa fauna e flora e pesquisas que irão aumentar nosso conhecimento em prol da conservação ambiental. Retornar com animais silvestres vítimas do tráfico à natureza, de forma criteriosa e responsável.
A RPPN Fazenda Renópolis é um local para desenvolvimento de turismo sustentável com práticas de educação ambiental, turismo ecológico e cultural e o desenvolvimento de pesquisas científicas.
Em agosto de 2017, a reserva foi homologada e aprovada pelo IBAMA e Polícia Ambiental como área de tratamento e soltura dos animais silvestres apreendidos ou resgatados. Desde então milhares de animais foram recebidos, cuidados e soltos na RPPN Fazenda Renópolis.
Visite o projeto:
RPPN Fazenda Renópolis
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, Km 38
Santo Antonio do Pinhal - SP
www.rppnrenopolis.com.br