Como muitos já sabem, fiz audição em setembro para o Programa de Jovens Artistas, Fabbrica, do Teatro dell'opera di Roma e fui selecionado para uma das três vagas de maestro colaborador entre mais de 50 concorrentes do mundo todo.
Estou muito feliz com essa oportunidade única de poder aprimorar o que mais amo fazer! Contudo, nada é tão fácil...
Infelizmente, não tenho como arcar com todas as despesas necessárias para realizar essa viagem e peço a ajuda de vocês para conseguir.
A viagem é em janeiro, na alta temporada, - com o dólar também em alta - e as passagens estão muito caras. Ainda preciso arcar com a estadia, caução da moradia, primeiro aluguel, gastos com visto, alimentação, etc. Além disso, enfrentei problemas no final do ano passado com um emprego em Petrópolis – no qual toquei por um ano – e que não me pagou corretamente pelos serviços prestados, acarretando nas muitas dívidas que me vi obrigado a fazer.
Com tudo isso, venho pedir que você: amigo, colega de profissão, apoiador e incentivador da arte e da cultura, me ajude a realizar esse sonho, o que não será possível sem a sua colaboração.
Todos sabem da minha alegria com essa conquista, por isso conto com o apoio de todos para essa nova etapa da minha vida!
Página do programa: https://www.fabbrica.operaroma.it/en/
Link para a divulgação do meu nome como selecionado: https://www.fabbrica.operaroma.it/wp-content/uploads/2019/09/Vincitori-Fabbrica-YAP-2020-21-MAESTRI-COLLABORATORI.pdf
Ramon Theobald é pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde colaborou nas premiadas produções de “Lo Schiavo” de Carlos Gomes - com regência de Roberto Duarte e direção cênica de Pier Francesco Maestrini - e "Jenůfa" de Leoš Janáček - com o maestro Marcelo de Jesus e o diretor André Heller-Lopes. Trabalhou também com os maestros Tobias Volkmann, Ira Levin, Luiz Fernando Malheiro, Priscila Bomfim e Alessandro Sangiorgi.
É bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudou sob orientação da Profª. Drª. Sônia Goulart e do Prof. Luiz Senise, com quem concluiu a graduação.
Pianista premiado em diversos concursos nacionais, destacou-se com os primeiros lugares no “I Concurso de Piano Casa da Música”, em Porto Alegre, e no “18º Concurso de Piano Arnaldo Estrella”, em Juiz de Fora, em que também obteve o prêmio de “Melhor Intérprete de Música Brasileira”.
Dois períodos do bacharelado foram cursados na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, na classe do Prof. Dr. Michael Uhde, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre CAPES e DAAD. As experiências internacionais incluem também a participação no “Festival del Golfo” em San Marco di Castellabate, na Itália; uma turnê pela Áustria, Alemanha e República Tcheca como pianista do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e recitais solo em cidades da Alemanha e da Itália.
Em 2019 foi bolsista da “Georg Solti Accademia” em Veneza, em que teve aulas com Jonathan Papp, Anthony Legge, Rodrigo de Vera e com o famoso maestro australiano Richard Bonynge.