Vou contar pra vcs em detalhes pq quase não existem professores negros.
Eu estudei 1 ano na FASESP (Faculdade SESI de Educação)
Mta gente não conhece pq fazem apenas 3 anos que foram inaugurados os 4 cursos, todos de Licenciatura: Ciências Humanas, da Natureza, Linguagens e Matemática.
O esquema de bolsa por lá é inovador! Qualquer um pode ser bolsista.. basta vc fazer uma espécie de estágio, chamada Residência Estudantil, de 20hrs semanais em alguma escola SESI.
O interessante é que essas 20hrs semanais são distribuídas, até certo ponto, a favor do estudante
Mas para alinhar com os horários das escolas, essas horas acabam roubando todo o horário comercial do aluno pq são no meio do dia e em dias “sortidos”.
Vale ressaltar que esse tipo de vínculo não é empregatício e ainda não existem leis que regulamentam essa modalidade de bolsa
Ou seja, a faculdade faz oq bem entender com o aluno, inclusive não aceitar atestado
Agr começa a minha história +
No final do 1o semestre meu pai ficou 10 dias internado e eu fiquei acompanhando ele no hospital por conta de exames que ele teve que fazer. Fiquei devendo 30hrs para o semestre seguinte.
No 2o semestre, minha mãe passou por uma cirurgia surpresa na coluna e eu fiquei cerca de 1 mês e meio com ela na recuperação. Somei mais 120hrs devendo.
Fiz um plano de reposição e estava fazendo residência todos os dias, 6hrs por dia. (O máximo de tempo que a faculdade permite)
Ainda assim, um tempo dps torci meu pé e fiquei devendo mais 20hrs.
Mesmo apresentando atestado de acompanhante e o meu próprio em todas as ocasiões e cumprindo o plano de reposição, fiquei devendo cerca de 90hrs no final do ano
Não fui avisada desse saldo até o 1o dia da rematrícula
Me ofereceram para pagar as horas nas férias, mas não era certeza de que eu conseguiria fazer a rematrícula
Por ter uma viagem marcada há mto tempo, ficar sabendo em cima da hr e ainda assim não ter garantia, não fiz
Sendo assim, as duas soluções que a diretoria me propôs foi perder a bolsa por um semestre ou trancar o curso e, quando voltar no ano que vem, ficar um semestre sem a bolsa.
Pra melhorar a situação toda, na época em que eu torci meu tornozelo, tive alguns desentendimentos sérios com o meu pai (o mesmo que eu acompanhei no 1o semestre no hospital) e acabei saindo de casa
Durante todo esse tempo estou procurando emprego para poder pagar pelo menos um semestre do curso e não tive sucesso até então
Enfim, não vou ter como pagar as mensalidades de 990 reais por um semestre então estou sendo “obrigada” a trancar o curso
Como vcs perceberam, nenhum dos momentos em que faltei na residência foram por motivos banais e sim por situações que fugiram do meu controle. Nesse caso caberiam atestados e etc. Além disso, fica claro que a gratuidade das mensalidades não faz do curso acessível.
Sobre FIES e PROUNI. Por conta da renda do meu pai e por ter estudado no SESI a vida toda, não me encaixo em nenhum desses programas.
Já tentei fazer faculdade umas 3 vezes e a situação financeira/ familiar sempre me empaca. Até em cursos “gratuitos”.
Política de permanência estudantil é entender que estudante não só estuda. Estudante come, anda, mora, fica doente, tem família e etc
Enfim.. vai ficar pro próximo ano ou pra próxima vida a minha graduação.
Continuo sem emprego, sem casa e faculdade.
Obrigada aos envolvidos